São Paulo - A Macaca caiu do galho! A Ponte Preta, antes mesmo de entrar em campo pela 37ª rodada, teve confirmado, neste sábado à noite, seu rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O clube paulista se juntará ao Náutico na Série B em 2014. Ainda restam duas vagas na Série A. Com a queda da Macaca, o estado de São Paulo mantém a média de, ao menos, um descenso por ano no Brasileirão de pontos corridos.
Em oito anos, já contando 2013, os paulistas foram rebaixados em nove oportunidades. A Ponte Preta, aliás, caiu em 2006, primeiro ano que o Brasileirão adotou a atual fórmula de disputa e que serviu de referência ao levantamento do Sr. Goool. Em 2006, por sinal, foram dois rebaixamentos paulistas. Além da Ponte Preta, o São Caetano também amargou o descenso.
Em 2011, por outro lado, não houve nenhuma queda paulista. Atlético Paranaense-PR, Ceará-CE, América Mineiro-MG e Avaí-SC foram os clubes rebaixados. O último clube que havia descido tinha sido o Palmeiras em 2012. Corinthians (2007), Portuguesa (2008), Santo André (2009), Guarani e Grêmio Prudente (2010) foram outros clubes de São Paulo rebaixados no Brasileirão.
A Ponte Preta foi rebaixada com a segunda pior campanha da Série A. A Macaca soma apenas 36 pontos em 36 jogos. São nove vitórias (seis em casa e três fora), nove empates (quatro como mandante e cinco como visitante) e 18 derrotas (oito em casa e dez fora).No próximo domingo, às 17 horas, a Macaca cumprirá tabela diante da Portuguesa no Estádio Moisés Lucarelli,em Campinas, pela 37ª ou penúltima rodada. O clube paulista encerrará sua participação na Série A diante do Internacional, fora de casa.
Rebaixada no Brasileirão, a Ponte Preta se dedicará a final da Copa Sul-americana. A Macaca, após eliminar o São Paulo, enfrentará o Lanús, da Argentina, na decisão durante as duas próximas semanas.
Confira todos os clubes rebaixados no Brasileirão de pontos corridos:
2006
Ponte Preta-SP
Fortaleza-CE
São Caetano-SP
Santa Cruz-PE
2007
Corinthians-SP
Juventude-RS
Paraná-PR
América de Natal-RN
2008
Figueirense-SC
Vasco-RJ
Portuguesa-SP
Ipatinga-MG
2009
Coritiba-PR
Santo André-SP
Náutico-PE
Sport-PE
2010
Vitória-BA
Guarani-SP
Goiás-GO
Grêmio Prudente-SP
2011
Atlético Paranaense-PR
Ceará-CE
América Mineiro-MG
Avaí-SC
2012
Sport-PE
Palmeiras-SP
Atlético Goianiense-GO
Figueirense-SC
2013
Náutico-PE
Ponte Preta-SP