Santa Catarina - O Figueirense retornou ao G4 da Série B do Campeonato Brasileiro durante a 37ª rodada. Agora, o clube catarinense só depende de suas forças para se juntar a Palmeiras, Chapecoense e Sport na Série A em 2014. Caso conquiste o acesso, o Figueira ajudará Santa Catarina a ficar bem próxima de encerrar um longo jejum.
Desde a longínqua temporada de 1979, os catarinenses não contam com, ao menos, três representantes na elite nacional. Naquela temporada, foram 94 clubes, entre eles Joinville, Figueirense, Criciúma, Avaí e Chapecoense. Mas o quinteto não foi muito bem dentro das quatro linhas.
A melhor colocação foi do JEC no 29º lugar. O Figueira, por sua vez, não passou da 46ª colocação. Mas para Santa Catarina conseguir ter três clubes na Série A do ano que vem, o Criciúma precisará se manter na elite, além do Figueirense obter o acesso.A Chapecoense, até aqui, é o único clube de Santa Catarina já garantido na próxima edição do Brasileirão. O Figueirense ocupa a 4ª colocação com 59 pontos e decidirá seu futuro no próximo sábado, às 16h20, diante do Bragantino, em Bragança Paulista.
O Criciúma, por sua vez, segue ameaçado pelo rebaixamento na Série A. O Tigre ocupa a 15ª colocação com 43 pontos, um a mais do que a zona do descenso. No próximo domingo, o Criciúma enfrentará o São Paulo, às 17 horas, no Heriberto Hulse, pela 37ª ou penúltima rodada.
Igual!
Se Santa Catarina conquistar dois acessos no mesmo ano irá igualar o feito de Pernambuco. Em 2006, Sport e Náutico conquistaram o acesso, assim como em 2011. Nesse ano, Portuguesa e Ponte Preta também subiram de divisão. Já em 2006, Pernambuco não tinha outros clubes na Série B. Ou seja, obteve aproveitamento de 100%.
Enquanto isso, São Paulo foi além e conseguiu três acessos em 2008. O Corinthians, dono da melhor clube da história da competição, ainda garantiu o título. Santo André - vice-campeão - e Grêmio Barueri também subiram de divisão.