Pará - O Paysandu, em 2 de fevereiro de 2014, completará 100 anos. Para não ter o rival Remo como exemplo em pleno centenário, o Papão precisará de um milagre para escapar do rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. O clube paraense, hoje, encontra-se, no 18º lugar com apenas 39 pontos - dois a menos do que o primeiro rival fora da degola.
Na última rodada da Série B, o Paysandu enfrentará o Sport no sábado, às 16h20, na Ilha do Reiro, em Recife. O Papão terá que golear o rival pernambucano, que já garantiu sua presença na Série A 2014, por seis ou mais gols de diferença, e ainda terá que torcer por um empate entre Atlético Goianiense (41) e Guaratinguetá (41). Se houver um vencedor neste confronto direto, o Paysandu estará rebaixado para a Série C.
Em caso de queda, o Papão estará na mesma situação do que o Remo. O rival paraense completou 100 anos em 2005. Naquela oportunidade, o Leão também amargava presença na Série C. Pelo menos, o Remo transformou a dor em alegria para o torcedor ao conquistar o acesso e o título da Série C.Naquela edição, o regulamento permitia apenas dois acessos. Além do Remo, o América de Natal também subiu para a Série B. A campanha do clube paraense foi de dez vitórias em 18 jogos, quatro empates e quatro derrotas, além de 31 gols a favor e 19 contra.E o Paysandu, para tristeza da Nação Bicolor, conhece bem a Série C. O Papão saiu do terceiro escalão nacional apenas na temporada passada. Na verdade, o Paysandu esteve na Série C entre 2007 e 2012. Antes de adentrar no inferno da Série C, o Paysandu passou pelo purgatório da Série B, em 2006, e também esteve no céu da Série A em 2005.
O problema é que o Paysandu somou apenas seis pontos fora de casa. No geral, o Papão tem dez vitórias (nove em casa e uma fora), nove empates (seis como mandante e três como visitante) e 18 derrotas (quatro em casa e 14 fora). Pelo menos, o Paysandu, no 1º Turno, derrubou o Sport, por 2 a 0, em casa.