Rio de Janeiro - O estado do Rio de Janeiro não terá todos os seus quatro clubes da capital na temporada 2014 do Campeonato Brasileiro. Fluminense ou Vasco serão rebaixados. Há ainda a possibilidade de ambos amargarem o descenso para a Série B. Esta será a quinta vez que a elite nacional não terá Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco juntos.
Na 17ª colocação com 44 pontos, o Vasco precisará vencer o Atlético Paranaense, em Joinville, e ainda torcer por uma derrota do Criciúma diante do Botafogo, no Rio de Janeiro, ou por um tropeço do Coritiba contra o São Paulo, na capital paulista. Se empatar, o Vasco só escapará do segundo descenso da sua história caso o Coritiba perca por três ou mais gols de diferença e o Fluminense não vença o Bahia, em Salvador.
A situação do Tricolor carioca é ainda mais complicada. O Flu ocupa o 18º lugar com 43 pontos e precisa vencer o Bahia, além de torcer para que Vasco e Coritiba não vençam seus jogos no próximo domingo, às 17 horas, pela última rodada da Série A. Só desta maneira o Fluminense escapará da degola.
Sem o Fogão, o Flamengo conquistou a melhor campanha no primeiro ano de pontos corridos ao terminar em 8º lugar. O Vasco foi o 17º colocado, enquanto o Fluminense não passou da 19ª colocação. Aquele campeonato contou com 24 clubes. Quando tudo parecia em ordem, o Vasco foi rebaixado, em 2008, na 18ª colocação.
Na temporada seguinte, sem o Vasco, o rival Flamengo - único grande do Rio de Janeiro que ainda não disputou a Série B - se sagrou campeão nacional. Mas Botafogo e Fluminense decepcionaram e quase foram rebaixados. O Fogão acabou em 15º lugar, uma posição acima do rival tricolor.
No atual Brasileirão, o melhor clube do Rio de Janeiro é o Botafogo. O Glorioso ocupa a 5ª posição com 58 pontos e briga por uma vaga na Libertadores. Campeão da Copa do Brasil, o Flamengo está no 11º lugar com 48 pontos. Por fim, o Vasco soma 44 pontos, no 17º lugar, enquanto o Fluminense tem 43, uma posição abaixo.