Portal Eventos
Copa do Mundo Masculino
Em 06 de dezembro de 2013 às 15:19

Brasil escapa de campeões mundiais no sorteio dos grupos para a Copa do Mundo 2014

Brasil estará ao lado de Croácia - seu adversário de estreia -, México e Camarões

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Bahia - O Brasil, assim como a maioria dos países-sedes, escapou de enfrentar um campeão logo na fase de grupos da Copa do Mundo. Apenas cinco vezes, o país que sediou um Mundial precisou enfrentar um peso pesado logo de cara. Nesta sexta-feira, na Costa do Sauípe, na Bahia, a FIFA sorteou os oito grupos da Copa do Mundo 2014. O Brasil estará ao lado de Croácia - seu adversário de estreia -, México e Camarões.

O atual grupo brasileiro é um pouco mais forte do que o observado em 1950. Naquela oportunidade em que a Seleção Brasileira amargaria o vice-campeonato com o inesquecível Maracanazzo, o Brasil ficou ao lado de Iugoslávia, México e Suíça. O Sr. Goool só levou em conta aquelas seleções que já haviam ganho o Mundial no ano da Copa.

Na Copa passada, a anfitriã África do Sul caiu com dois campeões mundiais na fase de grupos. Se o Uruguai foi líder, a França amargou a lanterna. O grupo ainda contou com o México. Desde que a Copa do Mundo passou a ter 32 seleções, em 1998, esta foi a primeira vez em que o país-sede caiu com campeãs mundiais em seu grupo.

A última vez que isso tinha acontecido foi na Copa de 1978. A Argentina encarou França, que ainda não tinha sido campeã, Hungria e Itália, única seleção campeã do grupo. Em 1966, a Inglaterra venceu a Copa do Mundo. Antes, porém, precisou desafiar o campeão Uruguai na fase de grupos, assim como França e México.

O Chile, por sua vez, teve situação ainda mais complicada. Em 62, os chilenos enfrentaram as campeãs Alemanha e Itália, além da Suíça. Os suíços, por sua vez, abriram a Copa de 54 no grupo de Bélgica, Inglaterra e da campeã Itália.

O Mundial 2014 terá cinco seleções da África (Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia), seis da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai), quatro da CONCACAF (EUA, Costa Rica, Honduras e México), 13 da Europa (Itália, Holanda, Alemanha, Suíça, Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Espanha, Inglaterra, Rússia, Grécia, Croácia, Portugal e França) e quatro da Ásia (Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália - é da Oceania, mas disputa as Eliminatórias Asiáticas).

Retornos!
Das 32 seleções que estiveram na última Copa do Mundo na África do Sul, apenas oito não estarão no Brasil. A África é uma delas, assim como Paraguai, Coreia do Norte, Nova Zelândia, Eslovênia, Dinamarca, Eslováquia e Sérvia.

Enquanto isso, dez das 13 seleções que estiveram na Copa de 1950 no Brasil voltarão ao país. Suécia, Paraguai e Bolívia serão as ausências. Brasil, país-sede, Espanha, Suíça, Itália, Inglaterra, Chile, EUA, México, Uruguai e Croácia que, em 1950, esteve sob a batuta da Iugoslávia, estarão em solo brasileiro.

Todos aqui!
A Copa do Mundo terá, pela 9ª vez, todos os campeões mundiais em uma mesma edição. Em 2014, o Brasil - maior vencedor do torneio - receberá, Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha. Essas oito seleções, ao menos uma vez, já venceram a Copa do Mundo.

Campeões!
A Seleção Brasileira é a maior vencedora da Copa do Mundo com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Com uma conquista a menos aparece a Seleção Italiana (1934, 1938, 1982 e 2006). Já a Alemanha ostenta três títulos (1954, 1974 e 1990). Argentinos (1978 e 1986) e uruguaios (1930 e 1950) venceram o Mundial em duas oportunidades cada. Enquanto isso, a Seleção Espanhola - atual campeã - puxa a fila das seleções com um título que ainda tem França (1998) e Inglaterra (1966).

Regulamento:
Divididas em oito grupos com quatro países cada, as Seleções enfrentarão os rivais do próprio grupo. As duas melhores de cada grupo se classificarão para as oitavas-de-final. No mata-mata até a grande decisão, em caso de empate, terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.

Confira os grupos da Copa do Mundo 2014:

Grupo A
Brasil
Croácia
México
Camarões

Grupo B
Espanha
Holanda
Chile
Austrália

Grupo C
Colômbia
Grécia
Costa do Marfim
Japão

Grupo D
Uruguai
Costa Rica
Inglaterra
Itália

Grupo E
Suíça
Equador
França
Honduras

Grupo F
Argentina
Bósnia-Herzegovina
Irã
Nigéria

Grupo G
Alemanha
Portugal
Gana
EUA

Grupo H
Bélgica
Argélia
Rússia
Coreia do Sul