Pernambuco - O Campeonato Pernambucano 2014 começará neste domingo, 8 de dezembro de 2013. Ainda sem a presença dos grandes (Náutico, Santa Cruz e Sport) que jogarão a Copa do Nordeste, o Estadual tentará encerrar um jejum. Em 99 anos de Pernambucano, jamais um clube de fora do Recife se sagrou campeão. O Santa Cruz é o atual tricampeão.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes do Campeonato Pernambucano assim como dos outros Estaduais. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes.
O Santinha, ao todo, soma 27 títulos. O recordista do quesito, porém, é o rival Sport com 39. O Náutico aparece com 21 títulos. Enquanto isso, o América já deu seis voltas olímpicas. O Torre aparece com três títulos, uma a mais do que o Tramways. Por fim, o Flamengo foi campeão em apenas uma oportunidade.No 1º Turno, o Campeonato Pernambucano contará com oito clubes de fora do Recife. Apenas o América é da capital pernambucana. Central e Porto são de Caruaru, distante 130 km de Recife. Da cidade homônima, o Chã Grande está a 82 km da capital. Já o Pesqueira, da cidade com o mesmo nome, terá que percorrer 215 km até chegar em Recife.
Salgueiro, por sua vez, consegue ser ainda mais longe (518 km). Representante da cidade com mesmo nome, Serra Talhada está a 415 km da capital. Campeão da Série A2, o Vitória, com sede em Vitória de Santo Antão, percorrerá 53 km até Recife. Por fim, o Ypiranga, com sede em Santa Cruz do Capibaribe, fica a 190 km da capital.
No ano passado, o Ypiranga foi o clube do interior que mais chegou próximo ao título. Eliminado na semifinal pelo Sport que ficaria com o vice-campeonato, o Ypiranga ficou com a 4ª colocação após cair diante do Náutico na disputa pelo 3º lugar.
Todos os jogos da 1ª rodada serão disputados no domingo, às 17 horas (horário de Brasília). Por causa da Copa do Mundo e da diminuição de datas, o Campeonato Pernambucano precisou mudar sua fórmula de disputa.
Regulamento:
Nove clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os três primeiros colocados se juntarão a Náutico, Santa Cruz e Sport que entrarão apenas no Hexagonal do Título por causa da disputa da Copa do Nordeste. Os outros seis clubes se enfrentarão na luta contra o rebaixamento.
No Hexagonal do Título, os seis clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro primeiros colocados se classificarão para as semifinais. Essa fase, assim como a final e a disputa do 3º lugar, serão definidas no mata-mata com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação, a decisão será nos pênaltis.
No Hexagonal do Rebaixamento, os seis clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados para a Série A2.
O campeão, o vice e o 3º colocado vão garantir vaga na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil 2015. O campeão do 1º Turno terá vaga na Série D 2014 e a segunda vaga será do clube melhor colocado no Estadual, desde que já não esteja nas Séries A, B ou C.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto;
5 - Maior número de vitórias como visitante;
6 - Menor número de derrotas como mandante;
7 - Sorteio.
Confira os jogos da 1ª rodada do Pernambucano:
Domingo
17h (horário de Brasília)
Porto x Central
Chã Grande x Vitória
Salgueiro x Ypiranga
América x Serra Talhada