Pará - A Tuna Luso Brasileira é um dos clubes mais tradicionais do futebol paraense. Mas a experiência da Águia Guerreira não foi suficiente, neste sábado, quando o clube amargou seu primeiro rebaixamento no Campeonato Paraense. Fundada em 1º de janeiro de 1903, a Tuna Luso foi rebaixada ainda na Taça Aclep, que antecede a fase principal do Estadual.
Ao empatar por 1 a 1, com o Castanhal, em casa, a Tuna ficou na última colocação com apenas três pontos em sete jogos. Além da Tuna, o Time Negra, que subiu nesta temporada para a elite - com direito a título da 2ª Divisão -, também foi rebaixado. O Time Negra fez quatro pontos em sete rodadas. Neste sábado, o Time Negra perdeu para o Águia, por 3 a 1.
Comparada a seu companheiro de descenso, a Tuna Luso está a anos luz de distância. Para começar, o clube de Belém é o terceiro maior vencedor do Estado com dez títulos, atrás apenas de Paysandu (45) e Remo (42). O Time Negra, também da capital, jamais foi campeão. Sem falar que a Tuna Luso ainda foi campeã da Série B, em 1985, e da Série C, em 1992, além de ter disputado por três vezes a Série A do Brasileirão (1979, 1984 e 1986).Tristeza de lado, a Taça Aclep também classificou mais um clube para a fase principal do Campeonato Paraense. Vice-campeão da 2ª Divisão, o Gavião se juntou ao Independente. Neste sábado, o Gavião venceu, por 2 a 0, justamente o clube de Tucuruí. O Águia, que disputou a Série C em 2013, não conseguiu a classificação ao terminar no 3º lugar.
Agora, Independente e Gavião se juntarão a Paysandu - atual campeão -, Paragominas, Remo, Santa Cruz, São Francisco e Cametá na fase principal do Campeonato Paraense. A rodada inicial será em 12 de janeiro.
Regulamento:
Na segunda fase ou 1º Turno (Taça Cidade de Belém), os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida. Os quatro melhores colocados se classificarão para as semifinais. Essa fase e a final serão definidas no mata-mata em jogos de ida e volta. Em caso de empate, o clube com melhor saldo de gols passará para a final. Se persistir a igualdade, o time de melhor campanha na Taça Cidade de Belém será finalista.
O 2º Turno (Taça Estado do Pará) terá os jogos de volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para as semifinais. Esta fase e a final serão definidas no mata-mata em jogos de ida e volta. Em caso de empate, o clube com melhor saldo de gols passará para a final. Se persistir a igualdade, o time de melhor campanha na Taça Cidade de Belém será finalista.
Se o mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão estadual. Caso contrário, os vencedores se enfrentarão em jogos de ida e volta (Taça Açaí). Nesta final, em caso de empate, o clube com melhor saldo de gols será o campeão. Se persistir a igualdade, a decisão será nos pênaltis.