Pará - Primeira campeão da história da Série D do Campeonato Brasileiro, o São Raimundo não vive mais dias felizes dentro das quatro linhas. Mesmo em baixa dentro de campo - foi eliminado antes mesmo da fase principal do Campeonato Paraense -, o Pantera conseguiu a melhor média de público da Taça Aclep. (Confira o ranking FINAL de público no Sr. Goool!)
Em quatro partidas como mandante, o São Raimundo fechou a competição com média de 2.420 pagantes. O clube de Santarém foi o único a superar os mil torcedores entre os oito representantes que brigaram pela classificação. O público total foi de 9.680 pagantes.
O São Raimundo também foi o responsável pelo maior público da Taça Aclep. Ainda pela 1ª rodada, o Pantera bateu o Castanhal sob os olhares de 3.632 pagantes. Enquanto isso, a vice-liderança no ranking ficou com o Independente, líder dentro de campo.O clube de Tucuruí conseguiu média de 971 pagantes, contra 477 torcedores do Águia. Representante do Pará na Série C do Campeonato Brasileiro em 2013, o Águia foi eliminado ainda na Taça Aclep e não disputará o Parazão em sua fase principal.
O Gavião, vice-campeão da 2ª Divisão, ficou com a outra vaga. Mas no ranking de público, o clube não passou do 5º lugar com média de apenas 274 pagantes. Pior fizeram Tuna Luso e Time Negra, rebaixados à 2ª Divisão. Com 103 anos, a Tuna Luso amargou sua primeira queda no Estadual.
Mas o torcedor não pode reclamar. Afinal, a média do clube chegou a míseros 211 pagantes. Por fim, o Time Negra - campeão da 2ª Divisão - amargou a lanterna com média de só 40 pagantes. A média final da Taça Aclep foi de 636 torcedores e total de 17.184. Números modestos na média de renda líquida (R$ 2.317,73) e também no total (R$ 62.578,76).
Agora, Independente e Gavião se juntarão a Paysandu - atual campeão -, Paragominas, Remo, Santa Cruz, São Francisco e Cametá na fase principal do Campeonato Paraense. A rodada inicial será em 12 de janeiro.
Regulamento:
Na segunda fase ou 1º Turno (Taça Cidade de Belém), os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida. Os quatro melhores colocados se classificarão para as semifinais. Essa fase e a final serão definidas no mata-mata em jogos de ida e volta. Em caso de empate, o clube com melhor saldo de gols passará para a final. Se persistir a igualdade, o time de melhor campanha na Taça Cidade de Belém será finalista.
O 2º Turno (Taça Estado do Pará) terá os jogos de volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para as semifinais. Esta fase e a final serão definidas no mata-mata em jogos de ida e volta. Em caso de empate, o clube com melhor saldo de gols passará para a final. Se persistir a igualdade, o time de melhor campanha na Taça Cidade de Belém será finalista.
Se o mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão estadual. Caso contrário, os vencedores se enfrentarão em jogos de ida e volta (Taça Açaí). Nesta final, em caso de empate, o clube com melhor saldo de gols será o campeão. Se persistir a igualdade, a decisão será nos pênaltis.