Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 10 de dezembro de 2013 às 11:42

Clubes da Série D arrasam no ranking de aproveitamento das quatro divisões do Brasileirão

Campeão da Série D, Botafogo tem o melhor aproveitamento entre os 101 clubes das quatro divisões

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Paraíba - Nem Palmeiras, nem Cruzeiro e muito menos Santa Cruz. O melhor aproveitamento entre os 101 clubes das Séries A, B, C e D é do Botafogo. Campeão da Série D, o clube paraibano terminou o ano com desempenho de 72,92%, superior aos outros campeões nacionais em 2013. O Belo, aliás, tem o segundo melhor aproveitamento entre todos os campeões da última divisão nacional.

Ao longo dos 16 jogos, o clube paraibano somou 35 pontos. Durante a fase de grupos, o Botafogo conquistou 17 pontos, com cinco vitórias e dois empates, além de uma derrota. No mata-mata, o Bota conseguiu seis vitórias e duas derrotas. A campanha do Botafogo só é inferior a apresentada pelo Sampaio Corrêa na temporada passada. O clube maranhense tem a melhor campanha da história da Série D, com aproveitamento de 79,1%.

De volta ao ranking de aproveitamento, a vice-liderança ficou com o Tupi, outro clube que subiu para a Série C. O representante de Minas Gerais terminou a Série D com aproveitamento de 71,43%, contra 70,83% do Paragominas. O clube paraense, apesar do bom desempenho, ficou sem o acesso. O Paragominas perdeu pontos e foi eliminado ainda na Primeira Fase da Série D.

Apenas na 4ª colocação os clubes das outras divisões surgem no ranking. Campeão da Série B, o Palmeiras aparece com aproveitamento de 69,30%. O Verdão teve desempenho superior ao apresentado pelo Cruzeiro, campeão da Série A. A Raposa terminou o ano com aproveitamento de 66,67%.

Entre os campeões, o pior desempenho foi do Santa Cruz. Vencedor da Série C, o Tricolor pernambucano ficou com 64,10%, no 6º lugar. Chapecoense (63,16%), Gurupi (60%) e Sergipe (60%) foram os outros clubes que superaram ou igualaram os 60%.

No Top 20, que poderia muito bem representar os 20 clubes da elite, a Série A conta com apenas três integrantes (Cruzeiro, Grêmio e Atlético Paranaense). A Série B também tem três clubes (Palmeiras, Chapecoense e Sport).

Enquanto isso, Santa Cruz, Luverdense e Treze representam a Série C. Mas a maioria é da Série D (Botafogo, Tupi, Paragominas, Gurupi, Sergipe, Tiradentes, Nacional, Resende, Aparecidense, Mixto e Juventude).

Rabeira!
Por outro lado, o pior desempenho foi do Potiguar que saiu ainda na fase inicial da Série D e sem vitória. O clube do Rio Grande do Norte teve aproveitamento de apenas 8,33%. O Rio Branco, rebaixado na Série C, amargou a penúltima colocação com desempenho de 10%.

Ypiranga e CSA (16,67%) também não foram nada bem no ranking. Lanterna e rebaixado na Série A, o Náutico amargou a 97ª colocação com aproveitamento de 17,54%. Já o pior clube da Série B foi o ASA. Rebaixado na competição, o clube alagoano fechou o ano com aproveitamento de 30,70%.

Confira a planilha completa aqui!