Paraíba - O estado da Paraíba teve uma temporada perfeita com os títulos do Campinense, na Copa do Nordeste, e do Botafogo, na Série D do Campeonato Brasileiro. Mas o Estadual ainda padece de incentivos e estrutura. Tanto é verdade que, em 2014, o Campeonato Paraibano contará com um clube que jamais venceu desde a sua profissionalização.
O Íbis paraibano é o Sport Campina. O clube de Campina Grande só conseguiu o acesso por causa das desistências do Nacional (7º colocado na 1ª Divisão em 2013) e Esporte (campeão da 2ª Divisão). Desta forma, Queimadense e Sport Campina (3º e 4º colocados da 2ª Divisão, respectivamente) conseguiram o acesso ao lado do Santa Cruz (vice-campeão da 2ª Divisão).
O problema é que o Sport Campina, profissionalizado apenas em 2012, perdeu todos os jogos que disputou em 2012 e 2013. Na 2ª Divisão de 2012, o Carneiro - como é chamado por seus torcedores - disputou seis partidas e foi derrotado em todas, amargando a última colocação do Grupo Litoral. O clube ainda anotou só quatro gols e levou 24.Não satisfeito, o xará do Íbis - clube pernambucano que é conhecido pela alcunha de pior do mundo - voltou a ser derrotado nos seis jogos que disputou no Estadual 2013. Desta vez, o Sport Campina não balançou as redes, sequer, uma vez. Por outro lado, levou 24 gols. Na 2ª Divisão deste ano, foram apenas quatro clubes participantes (Esporte, Santa Cruz, Queimadense e Sport Campina).
Por causa disso, o penúltimo (Queimadense) e o último colocado (Sport Campina) conquistaram o acesso. A dupla se juntará a Santa Cruz, Campinense, Sousa, CSP, Atlético Cajazeirense e Auto Esporte no 1º Turno do Paraibano 2014. Botafogo e Treze, que disputarão a Copa do Nordeste, entrarão apenas no 2º Turno.
Regulamento:
Seis clubes se enfrentarão, em jogos de ida e volta, no 1º Turno do Campeonato Paraibano. Os dois melhores colocados se classificarão para a fase final do Estadual e para o 2º Turno. O returno ainda terá o 3º e o 4º colocados do 1º Turno, além de Botafogo e Treze - representantes paraibanos na Copa do Nordeste. Os dois últimos colocados do 1º Turno, por outro lado, serão rebaixados.
No 2º Turno, os seis clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados se garantirão na fase final. Os clubes já classificados para a fase final serão desconsiderados, levando em conta o clube abaixo. A fase final terá semifinal e decisão.
O campeão terá vaga na Série D 2014 e na Copa do Brasil e Copa do Nordeste de 2015. O vice-campeão ficará com uma vaga na Copa do Nordeste de 2015.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Maior número de gols no campo adversário;
5 - Confronto direto;
6 - Menor número de cartões vermelhos;
7 - Menor número de cartões amarelos;
8 - Partida extra e, se necessário, pênaltis.
Colaborou o torcedor-internauta Gilvannewton Souza, de Recife-PE