São Paulo - O Raja não decepcionou sua torcida nesta quarta-feira na abertura do Mundial de Clubes. Representando o Marrocos, país-sede do torneio, o Raja bateu o Auckland, em Agadir, com um gol de Hafidi aos 47 minutos do segundo tempo. Iajour, aos 39 minutos da primeira etapa havia aberto o placar para os donos da casa, mas Krishna tinha empatado para os australianos no minuto inicial do segundo tempo.
Agora, o Raja enfrentará os mexicanos do Monterrey pelas quartas-de-final. O vencedor do duelo do próximo sábado, às 17h30, novamente em Agadir, pegará o Atlético Mineiro. Mas os números não jogam a favor dos marroquinos. Apenas uma vez o representante do país-sede foi campeão mundial.Na primeira edição em que a FIFA assumiu o torneio mais importante de clubes do mundo, o Corinthians fez o dever de casa e venceu o Mundial no Brasil. Os paulistas derrotaram o Vasco, nos pênaltis, em pleno Maracanã, no Rio de Janeiro. Naquele ano, o Raja foi eliminado ainda na primeira fase e sem pontuar. De lá para cá, nenhum país-sede viu seus clubes festejarem em casa.
Em 2007 e 2008, os japoneses chegaram a sonhar com seus clubes na final. Mas Urawa Reds e Gamba Osaka bateram na trave com a 3ª colocação, respectivamente. O Kashiwa Reysol, também do Japão, ficou no 4º lugar, em 2011. Mas de resto, a situação dos donos da casa não foi nada animadora.
O Al Ahli, por exemplo, caiu logo de cara. O clube dos Emirados Árabes Unidos foi eliminado ainda no playoff das quartas-de-final, em 2009. O Al Wahda, também dos Emirados Árabes Unidos, foi eliminado nas quartas-de-final, em 2010, assim como o japonês Sanfrecce Hiroshima, no ano passado. Em 2005 e 2006, o Mundial de Clubes foi realizado no Japão, mas não contou com clubes locais.
Confira o desempenho dos clubes que representaram o país-sede no Mundial:
2000 (Brasil)
Corinthians (campeão)
Vasco (vice-campeão)
2005 (Japão)
Não houve clube japonês
2006 (Japão)
Não houve clube japonês
2007 (Japão)
Urawa Reds (3º lugar)
2008 (Japão)
Gamba Osaka (3º lugar)
2009 (Emirados Árabes Unidos)
Al Ahli (Playoff quartas-de-final)
2010 (Emirados Árabes Unidos)
Al Wahda (Quartas-de-final)
2011 (Japão)
Kashiwa Reysol (4ºlugar)
2012 (Japão)
Sanfrecce Hiroshima (Quartas-de-final)