São Paulo - Os clubes argentinos deixaram tudo igual a disputa contra os rivais brasileiros em relação às finais da Copa Sul-americana. Agora, a disputa entre Brasil e Argentina está igual, em 2 a 2. Nesta quarta-feira à noite, o Lanús conquistou seu primeiro título no torneio ao derrotar a Ponte Preta, por 2 a 0.
Esta foi a quarta final na Sul-americana entre clubes hermanos e brasucas. A primeira final entre os países aconteceu em 2008. Naquela oportunidade, o Internacional superou o Estudiantes ao vencer na Argentina, por 1 a 0, e empatar, em casa, por 1 a 1.Mas o troco veio duas temporadas depois e nos pênaltis. O Goiás até sonhou com o inédito título ao abrir 2 a 0, em Goiânia, sobre o Independiente. Mas o rival venceu, por 3 a 1, em casa e ainda abocanhou o título com o triunfo, por 5 a 3, nas penalidades máximas.
No ano passado, no jogo em que não terminou, o São Paulo voltou a colocar o Brasil na frente ao conquistar o título em cima do Tigre. Se na Argentina o duelo ficou no 0 a 0, em São Paulo, o clube paulista venceu, por 2 a 0. A partida foi encerrada antes do início da segunda etapa, após o clube argentino não retornar do intervalo. Já em 2013, o Lanús deixou tudo igual ao empatar, na capital paulista, por 1 a 1, e vencer, em casa, a Ponte Preta, por 2 a 0.
Para conquistar o inédito título, o Lanús passou por Racing-ARG (Segunda Fase), Universidad de Chile-CHI (Oitavas-de-final), River Plate-ARG (Quartas-de-final), Libertad-PAR (Semifinal) e Ponte Preta (Final).
Campeões!
Em 12 edições até agora, a Copa Sul-americana ainda não teve uma final repetida. O Boca Juniors-ARG é o único clube que já venceu o torneio em duas oportunidades (2004 e 2005). Os outros dez títulos estão divididos em nove clubes. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Independiente-ARG (2010), Universidade de Chile-CHI (2011), São Paulo (2012) e, agora, Lanús (2013) têm uma conquista cada.
A diversidade também é vista em relação aos títulos por países. Seis Nações já ficaram no alto do pódio. A vantagem, porém, é toda da Argentina com seis conquistas. O Brasil soma dois títulos, contra um de Chile, Equador, México e Peru.
Confira as finais entre brasileiros e argentinos na Copa Sul-americana:
*Campeões
2008
Internacional* x Estudiantes
2010
Independiente* x Goiás
2012
São Paulo* x Tigre
2013
Lanús* x Ponte Preta