Minas Gerais - A Libertadores 2014 começou na última quinta-feira, quando a CONMEBOL sorteou os confrontos da Primeira Fase e os grupos da Segunda Fase. O Atlético Mineiro, na teoria, não caiu no temido Grupo da Morte. Mas o Galo, ao invés de comemorar, é preciso ter cautela. Ainda mais por ser o atual campeão do torneio sul-americano.
De acordo com o levantamento do Sr. Goool, desde que a Libertadores adotou o atual formato, em 2005, os campeões não costumam se dar bem na temporada seguinte. Basta ver o que aconteceu com o Corinthians, campeão em 2012. O Timão até que teve problemas para passar pela fase de grupos, mas logo nas oitavas-de-final reeditou a decisão de 2012 e foi eliminado pelo Boca Juniors-ARG, então vice-campeão.
As oitavas-de-final têm confrontos entre o melhor 1º colocado contra o pior 2º colocado e assim por diante. O Corinthians foi líder do seu grupo e o Boca não passou da 2ª colocação. Por isso, o Atlético não poderá se descuidar do Grupo 4. O Galo enfrentará o Nacional-PAR, o Zamora-VEN e o vencedor do duelo entre Monarcas Morelia-MEX x Santa Fé-COL.
Histórico!
O Corinthians não foi o único campeão a tropeçar na Libertadores seguinte ao título. O Internacional fez pior. Campeão em 2006, o Colorado caiu ainda na fase de grupos do torneio de 2007. Em 2011, o clube gaúcho também derrapou, mas desta vez chegou até as oitavas-de-final.
Campeões!
A Argentina, com 22 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Atlético Mineiro - atual campeão -, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Regulamento:
A primeira fase da Libertadores contará com 12 clubes. Os seis classificados no mata-mata entrarão na fase de grupos. Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas-de-final.
Das oitavas-de-final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.
Confira o desempenho dos campeões da Libertadores no ano seguinte ao título:
2006
São Paulo (Vice-campeão)
2007
Internacional (Segunda Fase)
2008
Boca Juniors-ARG (Semifinal)
2009
LDU-EQU (Segunda Fase)
2010
Estudiantes-ARG (Quartas-de-final)
2011
Internacional (Oitavas-de-final)
2012
Santos (Semifinal)
2013
Corinthians (Oitavas-de-final)
Confira os duelos da Primeira Fase da Libertadores:
G1 - Atlético Paranaense x Sporting Cristal-PER
G2 - Botafogo x Deportivo Quito-EQU
G3 - Guarani-PAR x Representante 3 do Chile
G4 - Representante 5 da Argentina x Caracas-VEN
G5 - Monarcas Morelia-MEX x Santa Fé-COL
G6 - Oriente Petrolero-BOL x Nacional-URU.
Confira os grupos da Segunda Fase da Libertadores:
Grupo 1: Vélez Sarsfield-ARG, representante 2 da Bolívia, representante 1 do Peru e G1 (Sporting Cristal-PER ou Atlético Paranaense);
Grupo 2: Union Española-CHI, representante 3 da Argentina, Independiente-EQU e G2 (Botafogo x Deportivo Quito-EQU);
Grupo 3: Cerro Porteño-PAR, Deportivo Cali-COL, O’Higgins-CHI e G4 (Representante 5 da Argentina x Caracas-VEN);
Grupo 4: Atlético-MG, Nacional-PAR, Zamora-VEN e G5 (Monarcas Morelia-MEX x Santa Fé-COL);
Grupo 5: Cruzeiro, Defensor Sporting-URU, representante 2 do Peru e G3 (Guarani-PAR x Representante 3 do Chile);
Grupo 6: Newell's Old Boys-ARG, Grêmio, Atletico Nacional-COL e G6 (Oriente Petrolero-BOL x Nacional-URU);
Grupo 7: Bolívar-BOL, Flamengo, Emelec-EQU e León-MEX;
Grupo 8: Peñarol-URU, Arsenal-ARG, Anzoátegui-VEN, Santos Laguna-MEX.