Portal Eventos
Rondoniense 1ª Divisão
Em 19 de dezembro de 2013 às 05:40

Rondoniense 2014 terá clube rebaixado em 2013 e outro que largou o Estadual no meio de 2012

Espigão, por outro lado, não irá disputar a competição pela primeira vez em sua história

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rondônia - O futebol rondoniense luta para não desaparecer. A falta de apoio aos clubes fez com que a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) cancelasse a disputa da 2ª Divisão do Campeonato Rondoniense 2014. E é neste ponto que surgem questões inimagináveis aos torcedores de outros centros.

Campeão nove vezes do Estadual de Rondônia, sendo a última em 2012, o Ji-Paraná foi rebaixado na temporada passada. Mas com a falta de clubes e o cancelamento da 2ª Divisão, o Ji-Paraná entrou na Justiça e ganhou o direito de disputar à elite em 2014. Situação parecida viveu o União Cacoalense.

O clube de Cacoal também se inscreveu para disputar a divisão do acesso. Sem adversários, conseguiu um upgrade e pulou para a 1ª Divisão. Mas o União Cacoalense - bicampeão estadual (2003 e 2004) - tem uma situação ainda mais curiosa que a apresentada pelo Ji-Paraná.

Em 2012, o União Cacoalense desistiu do Estadual na 11ª rodada e passou a perder seus jogos por W.O. (3 a 0) até o final da primeira fase. Rebaixado naquela oportunidade, o clube retorna à elite sem ter conquistado o acesso em campo.

Se Ji-Paraná e União Cacoalense conquistaram o acesso, mesmo sem disputar a 2ª Divisão em campo, o Espigão desistiu do Estadual 2014. Penúltimo colocado no Campeonato Rondoniense 2013, o Espigão alegou falta de recursos financeiros para ficar de fora da competição. Fundado em 2008, o Espigão - campeão estadual em 2011 e vice em 2012 - tinha disputado todas as edições do Estadual até aqui.

O regulamento da Edição 2014 do Campeonato Rondoniense será o mesmo apresentado em 2013. Mas o campeão, além de representar o estado na Copa do Brasil 2014, ainda vai disputar a Copa Verde em 2015. Já o vice vai disputar o Campeonato Brasileiro da Série D. Sem representantes nas Séries A, B e C do Nacional, Rondônia contou, em 2013, apenas com o Genus. Mas o clube caiu logo na fase de grupos da Série D ao terminar na última colocação.

Campeões!
O Ferroviário, com 17 títulos, é o maior vencedor do Campeonato Rondoniense. O Moto Clube, que pelo segundo ano seguido desistiu do Estadual, soma dez, assim como o Flamengo. O Ji-Paraná, por sua vez, tem nove conquistas, contra cinco do Ypiranga. Atual campeão, o Vilhena ostenta quatro títulos, um a mais do que o Ulbra. União Cacoalense e Ariquemes somam duas conquistas cada, contra uma de Espigão, CFA, Guajará, Botafogo e São Domingos.

Regulamento:
Os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para a próxima fase. Já o último colocado será rebaixado. Na semifinal e final, a disputa será pelo sistema de mata-mata. Em caso de empate de pontos, os critérios de desempate serão saldo de gols e pênaltis.

Confira os jogos da 1ª rodada do Campeonato Rondoniense 2014:

*Horário de Brasília

23/02/2014
18h

Ji-Paraná x Genus

18h30
Vilhena x Rolim de Moura
União Cacoalense x Pimentense

*Matéria sugerida pelo torcedor-internauta Gilvannewton Souza, de Recife-PE