Minas Gerais - O Atlético Mineiro entrou para a história do Mundial de Clubes. O atacante Diego Tardelli marcou o gol mais rápido desta nova era do torneio, logo aos 2 minutos do 1º Tempo. A vitória, por 3 a 2 - que ainda contou com gols de Ronaldinho Gaúcho (falta) e Luan -, sobre o Guangzhou Evergrande, da China, neste sábado, e a garantia do 3º lugar amenizaram a decepção dos atleticanos após a eliminação para o Raja. Mas ainda assim, o Atlético comprovou que o torneio, para os brasileiros, é restrito a paulistas, gaúchos e cariocas.
O São Paulo, entre os brasucas, é o maior vencedor do Mundial de Clubes. O Tricolor paulista ostenta três títulos, sendo que o último foi obtido em 2005. Antes, o São Paulo já havia dominado o mundo em 1992 e 1993. O estado de São Paulo, aliás, é responsável por sete conquistas.O Corinthians, campeão em 2012, já tinha ganho o título em 2000, quando a FIFA assumiu o torneio mundial. Mas o precursor brasileiro no torneio é o Santos. O time de Pelé e cia. encantou o mundo em 1962 e 1963. A lista dos títulos brasileiros ainda conta com dois gaúchos e um carioca.
O Grêmio deu a volta olímpica, em 1983, em cima do Hamburgo-ALE. Enquanto isso, o Internacional detonou o Internacional, em 2006. Já a conquista do Flamengo foi obtida diante do Liverpool-ING, em 1981. Por outro lado, Cruzeiro (1976 e 1997), Grêmio (1995), Vasco (1998), Palmeiras (1999) e Santos (2011) acabaram com o vice-campeonato mundial.
Em 2010, o Internacional foi surpreendido pelo Mazembe, da República Democrática do Congo, nas semifinais e ficou fora da decisão. O Colorado teve que se contentar com o 3º lugar. Coube a Internazionale, da Itália, levar o título. Agora, em 2013, o Atlético Mineiro caiu diante do Raja, por 3 a 1, e também ficou com a 3ª colocação.
Campeões!
O Milan-ITA é o maior vencedor de títulos mundiais (4). Internazionale-ITA, São Paulo, Boca Juniors-ARG, Real Madrid-ESP, Nacional-URU e Peñarol-URU somam três conquistas cada, contra duas do Corinthians - atual campeão -, Barcelona-ESP, Manchester United-ING, Porto-POR, Bayern de Munique-ALE, Juventus-ITA, Ajax-HOL, Independiente-ARG e Santos.
A lista dos clubes campeões em uma oportunidade tem Internacional, Borussia Dortmund-ALE, Vélez Sarsfield-ARG, Estrela Vermelha-YUG, River Plate-ARG, Grêmio, Flamengo, Olímpia-PAR, Atlético de Madrid-ESP, Feyenoord-HOL, Estudiantes-ARG e Racing Club-ARG.
Em relação aos títulos por países, o Brasil está na frente com dez conquistas, uma a mais do que Itália e Argentina. Espanha e Uruguai somam três títulos cada. Enquanto isso, Alemanha e Holanda tem três, contra dois de Inglaterra e Portugal. Já Paraguai e Iugoslávia aparecem com uma conquista cada.