São Paulo - O Bayern de Munique, ao triunfar sobre o Raja, por 2 a 0, neste sábado, em Marrakech, no Marrocos, se tornou o segundo clube a ter conquistado o mundo nas três competições organizadas para se definir o maior de todos. Atual campeão do Mundial de Clubes, o Bayern de Munique também já havia ganho a Taça Intercontinental - organizada de 1960 a 1979 - e o Mundial Interclubes - de 1980 a 2004.
Para chegar à final do Mundial de Clubes, o atual vencedor da UEFA Champions League despachou o Guangzhou Evergrande, da China, por 3 a 0. Em 2001, para abocanhar o Mundial Interclubes, o Bayern de Munique superou o Boca Juniors apenas na prorrogação (1 a 0) após empatar sem gols com o time argentino.
Já a conquista da Taça Intercontinental, em 1976, foi em cima do Cruzeiro. Naquela época, o torneio era disputado em duas partidas. O clube alemão venceu a Raposa, em casa, por 2 a 0, e empatou sem gols no Brasil.
Até aqui, apenas o Milan - maior vencedor dos Mundiais - havia ganho as três competições. A primeira conquista do Milan foi em 1969, quando superou o Estudiantes-ARG. Se a Taça Intercontinental foi uma só, o clube italiano faturou duas vezes o Mundial Interclubes.O Milan conseguiu a dobradinha em 1989 e 1990 ao superar, respectivamente, Atlético Nacional, da Colômbia, e Olimpia, do Paraguai. No Mundial de Clubes, organizado pela FIFA, o Rubro-negro garantiu seu título, em 2007, quando superou o Boca Juniors, da Argentina, na decisão.Histórico!
A Alemanha já esteve em seis finais e venceu em quatro oportunidades, sendo três títulos do Bayern de Munique e um do Borussia Dortmund (1997). Borussia Möenchengladbach, em 1977, e Hamburgo, em 1983, foram os clubes alemães que perderam os títulos mundiais.
Rivalidade!
Com o título do Bayern de Munique, a Europa superou o número de conquistas da América do Sul. Agora, os europeus somam 27 títulos, um a mais do que os sul-americanos. Em 1975 e em 1978 não houve disputa do Mundial. Em 2000, por outro lado, foram organizados duas competições. Corinthians e Boca Juniors, ambos da América do Sul, ficaram com os títulos.
A maior sequência de conquistas dos sul-americanos é de seis edições, entre 1979 e 1984. Neste período, Olímpia-PAR, Nacional-URU, Flamengo, Peñarol-URU, Grêmio e Independiente-ARG foram campeões. A melhor série de títulos dos europeus é de cinco conquistas.
Entre 1995 e 1999, Ajax-HOL, Juventus-ITA, Borussia Dormund-ALE, Real Madrid-ESP e Manchester United-ING deram a volta olímpica. Recentemente, a Europa voltou a mostrar seu domínio. Milan-ITA, Manchester United-ING, Barcelona-ESP - duas vezes - e Internazionale-ITA foram campeões entre 2007 e 2011.
Campeões!
O Milan-ITA é o maior vencedor de títulos mundiais (4). Internazionale-ITA, São Paulo, Boca Juniors-ARG, Real Madrid-ESP, Nacional-URU, Peñarol-URU e, agora, Bayern de Munique somam três conquistas cada, contra duas do Corinthians, Barcelona-ESP, Manchester United-ING, Porto-POR, Juventus-ITA, Ajax-HOL, Independiente-ARG e Santos.
A lista dos clubes campeões em uma oportunidade tem Internacional, Borussia Dortmund-ALE, Vélez Sarsfield-ARG, Estrela Vermelha-YUG, River Plate-ARG, Grêmio, Flamengo, Olímpia-PAR, Atlético de Madrid-ESP, Feyenoord-HOL, Estudiantes-ARG e Racing Club-ARG.
Em relação aos títulos por países, o Brasil está na frente com dez conquistas, uma a mais do que Itália e Argentina. Espanha, Uruguai e Alemanha somam três títulos cada. Enquanto isso, a Holanda tem três, contra dois de Inglaterra e Portugal. Já Paraguai e Iugoslávia aparecem com uma conquista cada.