São Paulo - Os Campeonatos Estaduais ganharão a atenção dos torcedores nos primeiros meses de 2014, antes da Copa do Mundo. Em muitos casos, o simples acesso não é a verdadeira história. Há muitas curiosidades e até "maluquices" entre os Estaduais. O Sr. Goool separou algumas histórias emblemáticas para vocês, torcedores-internautas.
Em Alagoas, por exemplo, Sport e União foram rebaixados neste ano. Coube a Coruripe e Penedense ficarem com as vagas na 1ª Divisão. Mas ainda assim, o Campeonato Alagoano terá um clube diferente em 2014. O Corinthians, que se manteve na elite, se juntou ao Santa Rita - clube que estará na competição. Com sede em Boca da Mata, o Santa Rita já esteve no Estadual de Alagoas em 2008 (rebaixado), 2010 (8º colocado) e 2011 (rebaixado).
No Campeonato Maranhense, Araioses e Moto Club conquistaram o acesso, mas o Estadual terá outro "intruso". Em 2013, o Viana desistiu de disputar a competição. Mesmo assim, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) manteve o regulamento com dois rebaixamentos. São José e Americano caíram para a Série B, mas o São José entrou na justiça pleiteando a vaga para seguir na elite.
A tese da diretoria do São José era de que, como o Viana havia desistido do Estadual, o Maranhense deveria ter apenas um clube rebaixado. O clube ribamarense tanto fez que conseguiu se manter na Série A do Estadual. Mas também há outros casos nos Estaduais.Mais curiosidades...
No Mato Grosso, CEOV e Sorriso conquistaram, no campo, o acesso à 1ª Divisão. Para o torcedor-internauta não ficar com dúvidas, o CEOV é Clube Esportivo Operário Várzea-grandense. A sigla é adotada pelo próprio clube, assim como pela Federação Mato-grossense de Futebol (FMF).
Enquanto isso, no Campeonato Paraense, o Time Negra conquistou o acesso ao lado do Gavião, mas já foi rebaixado à 2ª Divisão. A primeira parte do Estadual do Pará foi disputada e degolou Tuna Luso e Time Negra. A confusão na Paraíba, por outro lado, é grande e já foi destaque no Sr. Goool.
O Sport Campina só conseguiu o acesso por causa das desistências do Nacional (7º colocado na 1ª Divisão em 2013) e Esporte (campeão da 2ª Divisão). Desta forma, Queimadense e Sport Campina (3º e 4º colocados da 2ª Divisão, respectivamente) conseguiram o acesso ao lado do Santa Cruz (vice-campeão da 2ª Divisão).
No Piauiense não houve rebaixamento em 2013 e não haverá em 2014. Mas ainda assim, há uma mudança de clubes. O Picos não confirmou presença no Estadual em tempo hábil e foi substituído pelo Caiçara. Há ainda outro caso conhecido dos torcedores-internautas do Sr. Goool.
O União Cacoalense, que desistiu de participar no meio do Estadual de 2012, está de volta à elite. Mas o "acesso" só foi possível pelo fato da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) ter cancelado a disputa da 2ª Divisão do Campeonato Rondoniense 2014. Desta forma, o União Cacoalense garantiu vaga na elite. O mesmo aconteceu com o Ji-Paraná, rebaixado em 2013.
Por fim, o Araguaína, caiu e conquistou o acesso no mesmo ano no Campeonato Tocantinense. Ao lado do Tourão do Norte, o Tocantins também estará na 1ª Divisão em 2014. O Tocantins Esporte Clube, de Miracema do Tocantins, estava sem disputar campeonatos oficiais há seis anos. O TEC entrará na vaga do rebaixado Tocantins Futebol Clube, de Palmas.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.
Confira os clubes que conquistaram o acesso nos Estaduais:
Alagoano (Coruripe e Penedense)
Amazonense (Manaus e Nacional Borbense)
Baiano (Catuense e Galícia)
Brasiliense (Santa Maria e Unaí)
Capixaba (Castelo e Colatina)
Carioca (Bonsucesso e Cabofriense)
Catarinense (Brusque e Marcílio Dias)
Cearense (Itapipoca e Quixadá)
Gaúcho (Aimoré, Brasil e São Paulo)
Goiano (Anapolina e Trindade)
Maranhense (Araioses e Moto Club)
Mato-grossense (CEOV e Sorriso)
Mineiro (Minas e URT)
Paraense (Gavião e Time Negra)
Paraibano (Queimadense, Santa Cruz e Sport Campina)
Paranaense (Metropolitano Maringá e Prudentópolis)
Paulista (Audax, Comercial, Portuguesa e Rio Claro)
Pernambucano (América e Vitória)
Piauiense (Caiçara)
Potiguar (Globo)
Rondoniense (União Cacoalense)
Sergipano (Amadense, Canindé e Coritiba)
Sul-mato-grossense (Costa Rica e Ubiratan)
Tocantinense (Araguaína e Tocantins)