Portal Eventos
Notícias
Em 02 de janeiro de 2014 às 18:02

Quatro clubes das Séries A, B e C do Brasileirão disputarão o segundo escalão dos Estaduais

Há ainda um caso que não dá para colocar o clube na elite e, muito menos, no segundo escalão estadual

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Estar na elite dos Campeonatos Estaduais é premissa para participar de alguma divisão do Brasileirão. Mas em 2014, nem todos os 60 clubes das Séries A, B e C do Nacional estarão no primeiro escalão dos Estaduais. A maioria destes clubes retardatários é do estado de São Paulo. Todos são da região Sudeste, como mostrará o Sr. Goool nesta quinta-feira.

Campeão brasileiro em 1978, o Guarani não vive seu melhor momento. A má fase do Bugre vem de anos. Sem o acesso na Série C, o clube paulista terá que jogar, de novo, o terceiro escalão nacional em 2014. Para piorar, o Guarani estará na Série A2 do Estadual. O Bugre foi rebaixado em 2013, um ano após ser vice-campeão paulista.

 Guarani não só ficou sem o acesso na Série C, como antes, já havia sido rebaixado no Paulistão!
O São Caetano, por sua vez, teve um ano para ser esquecido. No primeiro semestre, o Azulão foi rebaixado no Campeonato Paulista. Não satisfeito, o clube do ABC Paulista ainda caiu na Série B do Brasileirão. Assim como Guarani e São Caetano, o Guaratinguetá também disputará a Série A2 Paulista e a Série C do Brasileiro em 2014.

O Guará não conseguiu o acesso no Estadual em 2013 e, para piorar, foi rebaixado no Nacional. Já o quarto clube que está fora da elite estadual é o Betim. O clube mineiro não conseguiu o acesso no Módulo II do Estadual e na Série C do Brasileiro. Mas enquanto o segundo escalão de Minas Gerais dá duas vagas para o acesso, o estado de São Paulo fornece quatro.

Atípico!
Há ainda um caso que não dá para colocar o clube na elite e, muito menos, no segundo escalão estadual. O Águia não disputará a fase principal do Campeonato Paraense, mas também não foi rebaixado para a 2ª Divisão. Em 2013, o clube de Marabá disputou a Taça Aclep que dá duas vagas para a fase principal do Estadual.

Por outro lado, os dois piores colocados são rebaixados. O Águia escapou da degola. Time Negra e Tuna Luso foram rebaixados. Mas o Águia, que disputará a Série C do Brasileirão, não conseguiu se classificar. Independente e Gavião enfrentarão Paysandu, Remo e cia. Ou seja, o Águia ficou na zona intermediária. Em 2014, o clube de Marabá voltará a disputar a Taça Aclep em busca de uma vaga.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.