São Paulo - A Copa Verde foi criada no vácuo do sucesso da Copa do Nordeste. Mas a disputa que coloca frente a frente clubes do Norte, Centro-Oeste e Sudeste ainda precisará evoluir muito para ganhar a confiança do torcedor. Uma das muitas diferenças é em relação aos clubes que também estarão presentes nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.
Dos 16 representantes da Copa Verde, apenas dois disputarão uma das três divisões mais importantes do Nacional. O Cuiabá não conseguiu o acesso na Série C e, agora, terá a companhia do Paysandu - rebaixado na Série B. O Brasiliense, por outro lado, foi degolado para a Série D do Brasileirão.
Atual campeão mato-grossense, o Cuiabá terá pela frente a Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo, nas oitavas-de-final da Copa Verde. O Paysandu, por sua vez, vai encarar o Náutico, de Roraima. A Copa Verde será disputada no sistema de mata-mata com jogos de ida e volta. O campeão do torneio nacional garantirá vaga na Copa Sul-Americana de 2015.Encorpada!
O vencedor da Copa do Nordeste também terá vaga na Sul-americana. Mas a disputa entre os nordestinos será mais equilibrada e difícil. A Copa do Nordeste também conta com 16 clubes, mas antes do mata-mata, os times foram divididos em quatro grupos. Após jogos de ida e volta, os dois melhores de cada grupo se classificarão para as quartas-de-final.
Como se não bastasse esta diferença em relação a Copa Verde, a Copa do Nordeste ainda conta com Vitória, Bahia e Sport - representantes da Série A. América de Natal, Santa Cruz, Ceará e Náutico são os clubes da Série B, enquanto Botafogo, Treze e CRB estarão na Série C em 2014.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.