Portal Eventos
Baiano 1ª Divisão
Em 07 de janeiro de 2014 às 05:47

Com quatro dos cinco maiores campeões, Baiano começa com a expectativa de equilíbrio

Estadual 2014 terá Bahia, Vitória, Galícia e Botafogo - única ausência será do Ypiranga

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Bahia - Quem olha agora, não imagina que o Campeonato Baiano já foi equilibrado. Também pudera. O domínio de Bahia e Vitória vem desde a década de 70 ou até mesmo década de 50 nos olhos dos mais pessimistas. Mas a temporada 2014 traz esperança aos torcedores dos outros clubes. Quatro dos cinco maiores campeões estarão presentes no Estadual que começará, nesta quarta-feira, com cobertura total do Sr. Goool.

A novidade no Baianão 2014 é o Galícia. Campeão da 2ª Divisão, o Granadeiro - como o clube é conhecido por seus torcedores - encerrou um hiato de 14 anos na elite estadual. O Galícia foi rebaixado em 1999 e chegou a ficar fora da divisão de acesso entre 2002 e 2004. Para piorar, a 2ª Divisão não foi disputada em 2005.

Na lista de títulos, os azulinos ostentam cinco (1937, 1941, 1942, 1943 e 1968), na 5ª colocação. O clube reencontrará na elite Botafogo, dono de sete títulos, Vitória, responsável por 26 conquistas, e Bahia, maior vencedor do Estadual (44). Dos cinco maiores campeões, apenas o Ypiranga - dono de dez títulos - estará fora da Edição 2014. O Ypiranga também caiu em 1999 e nunca mais voltou.

 De volta ao Baianão, Galícia quer acabar com hegemonia de Bahia e Vitória e encerrar jejum de títulos!
A lista de campeões baianos ainda conta com Fluminense de Feira, Fluminense e São Salvador com dois títulos cada, além de Bahia de Feira, Colo Colo, Palmeiras, Leônico, Guarani, Bahiano de Tênis, A. A. Bahia, República, Internacional, Atlético Salvador, S.C. Bahia, Santos Dumont e Internacional de cricket - todos com um título cada.

O Campeonato Baiano 2014, além de Bahia, Vitória, Botafogo e Galícia - já citados - ainda terá Catuense - vice-campeã da 2ª Divisão e que encerrou um jejum de seis anos sem disputar a elite -, Juazeiro, Juazeirense, Jacuipense, Serrano, Bahia de Feira e Vitória da Conquista.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.

Regulamento:
Sem Bahia, Vitória e Vitória da Conquista - todos na Copa do Nordeste -, a primeira fase do Campeonato Baiano terá nove clubes. Todos se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os cinco melhores colocados se classificarão e se juntarão ao trio citado nas quartas-de-final. Os dois piores, por outro lado, serão rebaixados.

Nas quartas-de-final, os oito clubes serão divididos em dois grupos com quatro representantes cada. Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Os dois melhores de cada chave passarão para as semifinais. Esta fase, assim como a final, serão no sistema de mata-mata com jogos de ida e volta. O mesmo acontecerá com a disputa do 3º lugar.

O melhor clube colocado na primeira fase terá vaga assegurada na Copa do Nordeste 2015. O campeão e o vice do Estadual também se classificarão para a Copa do Nordeste. Já o melhor classificado, a partir das quartas-de-final, terá vaga na Série D, desde que não seja Bahia e Vitória.

O 3º colocado no Baiano irá garantir vaga na Série D do Brasileiro de 2014. Mas a vaga só irá para o 3º colocado se a final do Estadual for entre Bahia e Vitória. Caso contrário, o finalista ficará com a vaga na última divisão nacional. Por fim, as vagas para a Copa do Brasil serão do vice-campeão da primeira fase e do campeão estadual.

Confira os jogos da 1ª rodada do Campeonato Baiano 2014:

*Horário de Brasília

Quarta-feira
21h30

Catuense x Juazeiro
Juazeirense x Galícia
Jacuipense x Serrano
Bahia de Feira x Botafogo