Portal Eventos
Copa do Mundo Masculino
Em 08 de janeiro de 2014 às 05:30

Só cinco das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo receberão as seleções em seus CTs

Curitiba deu sorte e receberá a badalada Seleção da Espanha, atual campeã da Copa do Mundo

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Brasil terá 12 cidades-sedes para a Copa do Mundo 2014, mas nem todas agradaram e são capazes de ceder CTs para as seleções. As 32 seleções já escolheram o local em que ficarão hospedadas durante o Mundial do Brasil e apenas cinco cidades-sedes contarão com os melhores jogadores do mundo.

Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo terão estádio na Copa e ainda cederão CTs para as seleções. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, receberá a Holanda - atual vice-campeã mundial - e a Inglaterra. Já a Croácia, que enfrentará o Brasil na fase de grupos, ficará em Salvador.

A cidade de Curitiba deu sorte e receberá a badalada Seleção da Espanha, atual campeã da Copa do Mundo. Belo Horizonte, por sua vez, abrigará os sul-americanos da Argentina e do Chile. Já a cidade de São Paulo terá os rivais, pelo menos fora das quatro linhas, dos EUA e do Irã.

 Estado de São Paulo receberá o maior número de seleções; capital ficará com EUA e Irã!
O estado de São Paulo ainda será responsável por mais dez sedes (Santos, Cotia, Águas de Lindóia, Itu, Ribeirão Preto, Porto Feliz, Guarujá, Campinas, Mogi das Cruzes e Sorocaba). Minas Gerais terá Sete Lagoas. O Paraná contará com o reforço de Foz do Iguaçu.

Enquanto isso, o estado do Rio de Janeiro conseguiu colocar seleções em Mangaratiba e Teresópolis, local em que a Seleção Brasileira trabalhará em busca do hexa. Já o Rio Grande do Sul, que não conseguiu seleções em Porto Alegre - local do Estádio Beira-Rio -, cederá a cidade de Viamão para o Equador.

Por fim, a Bahia ainda terá Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália. A Seleção da Alemanha não ficou nada satisfeita com as hospedagens da Bahia. Os alemães ficarão em Santa Cruz de Cabrália, mas construirão sua própria base - com campos, hotéis e tudo o que for necessário. Isso tudo em apenas cinco meses, o que de certa forma, mostra a incompetência brasileira.

Sem, mas...
Outras três cidades receberão seleções, mas não terão estádios para a Copa do Mundo. A cidade de Vitória - capital do Espírito Santo - poderá acompanhar os treinos de Camarões e Austrália. A Grécia, por sua vez, ficará em Aracaju, no Sergipe. Já Maceió, em Alagoas, terá a presença de Gana.

Porto Alegre, Brasília, Natal, Cuiabá, Manaus, Fortaleza e São Lourenço da Mata, por outro lado, terão estádios e receberão jogos, mas não contarão com os treinos e o dia a dia das seleções. Essas cidades não tiveram CTs aprovados pela FIFA.

O Mundial 2014 terá cinco seleções da África (Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia), seis da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai), quatro da CONCACAF (EUA, Costa Rica, Honduras e México), 13 da Europa (Itália, Holanda, Alemanha, Suíça, Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Espanha, Inglaterra, Rússia, Grécia, Croácia, Portugal e França) e quatro da Ásia (Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália - é da Oceania, mas disputa as Eliminatórias Asiáticas).

Todos aqui!
A Copa do Mundo terá, pela 9ª vez, todos os campeões mundiais em uma mesma edição. Em 2014, o Brasil - maior vencedor do torneio - receberá, Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha. Essas oito seleções, ao menos uma vez, já venceram a Copa do Mundo.

Campeões!
A Seleção Brasileira é a maior vencedora da Copa do Mundo com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Com uma conquista a menos aparece a Seleção Italiana (1934, 1938, 1982 e 2006). Já a Alemanha ostenta três títulos (1954, 1974 e 1990). Argentinos (1978 e 1986) e uruguaios (1930 e 1950) venceram o Mundial em duas oportunidades cada. Enquanto isso, a Seleção Espanhola - atual campeã - puxa a fila das seleções com um título que ainda tem França (1998) e Inglaterra (1966).

Retornos!
Das 32 seleções que estiveram na última Copa do Mundo na África do Sul, apenas oito não estarão no Brasil. A África é uma delas, assim como Paraguai, Coreia do Norte, Nova Zelândia, Eslovênia, Dinamarca, Eslováquia e Sérvia. Enquanto isso, dez das 13 seleções que estiveram na Copa de 1950 no Brasil voltarão ao país. Suécia, Paraguai e Bolívia serão as ausências. Brasil, país-sede, Espanha, Suíça, Itália, Inglaterra, Chile, EUA, México, Uruguai e Croácia que, em 1950, esteve sob a batuta da Iugoslávia, estarão em solo brasileiro.

Regulamento:
Divididas em oito grupos com quatro países cada, as Seleções enfrentarão os rivais do próprio grupo. As duas melhores de cada grupo se classificarão para as oitavas-de-final. No mata-mata até a grande decisão, em caso de empate, terá prorrogação e, se necessário, pênaltis
.

Confira as sedes das seleções para a Copa do Mundo 2014:

Grupo A

Brasil - Teresópolis-RJ
Croácia - Salvador-BA
México - Santos-SP
Camarões - Vitória-ES

Grupo B

Espanha - Curitiba-PR
Holanda - Rio de Janeiro-RJ
Chile - Belo Horizonte-MG
Austrália - Vitória-ES

Grupo C

Colômbia - Cotia-SP
Grécia - Aracaju-SE
Costa do Marfim - Águas de Lindoia-SP
Japão - Itu-SP

Grupo D

Uruguai - Sete Lagoas-MG
Costa Rica - Santos-SP
Inglaterra - Rio de Janeiro-RJ
Itália - Mangaratiba-RJ

Grupo E

Suíça - Porto Seguro-BA
Equador - Viamão-RS
França - Ribeirão Preto-SP
Honduras - Porto Feliz-SP

Grupo F

Argentina - Belo Horizonte-MG
Bósnia - Guarujá-SP
Nigéria - Campinas-SP
Irã - São Paulo-SP

Grupo G

Alemanha - Santa Cruz de Cabrália-BA
Portugal - Campinas-SP
Gana - Maceió-AL
Estados Unidos - São Paulo-SP

Grupo H

Bélgica - Mogi das Cruzes-SP
Argélia - Sorocaba-SP
Rússia - Itu-SP
Coreia do Sul - Foz do Iguaçu-PR