São Paulo - A Seleção de Togo foi a última a carimbar o passaporte na primeira fase da Copa Africana de Nações. Nesta quarta-feira, Togo aproveitou a vantagem no saldo de gols (1 a -2) sobre a Tunísia e se garantiu com o empate, por 1 a 1, no Estádio Mbombela, em Nelspruit, pela terceira rodada da primeira fase do Grupo D.
Gakpe marcou o tento de Togo aos 13 minutos da primeira etapa. A Tunísia empatou aos 30 minutos, em cobrança de pênalti, com Mouelhi. Este mesmo jogador perdeu uma penalidade máxima aos 33 minutos da segunda etapa. Enquanto Togo terminou na segunda colocação, com quatro pontos, a Tunísia ficou em terceiro com a mesma pontuação.Na outra partida, a já classificada Costa do Marfim perdeu o 100% de aproveitamento, mas manteve a invencibilidade e a liderança do Grupo D ao empatar, por 2 a 2, com a lanterna e eliminada Argélia. Após Boudebouz perder um pênalti no primeiro tempo, a Argélia fez 2 a 0 com gols de Feghouli, aos 19 minutos - em cobrança de pênalti - e Soudani aos minutos do segundo tempo.
Mas a Costa do Marfim respondeu imediatamente. Drogba diminuiu aos 32 minutos e Wilfried empatou aos 35. Mesmo com o tropeço, a Seleção da Costa do Marfim assegurou a liderança do Grupo D, com sete pontos. A Argélia, por sua vez, amargou a lanterna, com apenas um.
Antes e depois...
No domingo, a África do Sul se classificou em primeiro lugar no Grupo A ao empatar com o Marrocos, por 2 a 2. Já a Seleção de Cabo Verde carimbou o passaporte com triunfo, por 2 a 1, sobre Angola. Pelo Grupo B, Gana e Mali se garantiram nas quartas-de-final. Gana bateu Níger, por 3 a 0, enquanto Mali empatou sem gols com a Seleção da República Democrática do Congo. Enquanto isso, Burkina Faso e Nigéria se classificaram no Grupo C. A Nigéria venceu a Etiópia, por 2 a 0, e assegurou a segunda colocação. A liderança ficou com Burkina Faso, que empatou sem gols com Zâmbia. O campeão terá vaga assegurada na Copa das Confederações no Brasil.
Regulamento:
As 16 Seleções, separadas em quatro grupos de quatro, se enfrentarão dentro das próprias chaves. As duas melhores de cada grupo passarão para as quartas-de-final. Esta fase, assim como a semifinal, disputa do terceiro lugar e final, serão disputadas em apenas um jogo. Em caso de empate, a partida terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.
Confira os jogos da 3ª rodada da Copa Africana de Nações:
Grupo A
Domingo
Marrocos 2 x 2 África do Sul
Cabo Verde 2 x 1 Angola
Grupo B
Segunda-feira
Níger 0 x 3 Gana
República Democrática do Congo 1 x 1 Mali
Grupo C
Terça-feira
Burkina Faso 0 x 0 Zâmbia
Etiópia 0 x 2 Nigéria
Grupo D
Quarta-feira
Argélia 2 x 2 Costa do Marfim
Togo 1 x 1 Tunísia