Rio de Janeiro - Ser campeão da Copa do Brasil não é um bom negócio em matéria de Libertadores. Ainda assim, o Flamengo - atual campeão do torneio nacional - poderá se espelhar em quatro brasileiros para entrar em uma seleta lista. Desde 1989, quando a Copa do Brasil foi criada, apenas Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Santos foram campeões da Libertadores tendo conquistado a vaga através do título da Copa do Brasil, como mostrará o Sr. Goool neste domingo.
O Grêmio foi o primeiro a conquistar a dobradinha. Em 1994, o Tricolor gaúcho garantiu o título da Copa do Brasil em cima do Ceará. Embalado pela conquista nacional, o Grêmio também abocanhou a Libertadores. O título sul-americano foi diante do Atlético Nacional, da Colômbia.Não demorou muito para Cruzeiro e Palmeiras repetirem a façanha. A Raposa superou o próprio Palmeiras, em 1996, para ser o melhor clube da Copa do Brasil. Em 1997, o título da Libertadores foi obtido em cima do Sporting Cristal, do Peru. Se Grêmio e Cruzeiro já tinham sido campeões dos dois torneios, o Palmeiras debutou em ambos e em grande estilo.
Em 1998, o Palmeiras deu o troco no Cruzeiro e ficou com o título da Copa do Brasil. No ano seguinte, o Verdão se sagrou campeão da Libertadores, nos pênaltis, em cima do Deportivo Cáli, da Colômbia. O quarto campeão brasileiro ao quadrado demorou para acontecer.O Santos já havia sido campeão da Libertadores, mas jamais da Copa do Brasil. O primeiro título do torneio nacional aconteceu, em 2010, contra o Vitória. Na temporada seguinte, o Peixe garantiu sua terceira conquista da Libertadores ao bater o Peñarol, do Uruguai.
Nos últimos anos, Corinthians e Atlético Mineiro até que foram campeões da Libertadores, mas chegaram à competição sul-americana pelo Brasileirão. O Flamengo terá a chance de igualar o quarteto em 2014. A corrido do Mengo começará no Grupo 7 ao lado de Bolívar-BOL, Emelec-EQU e León-MEX.
Campeões!
A Argentina, com 22 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Atlético Mineiro - atual campeão -, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Regulamento:
A primeira fase da Libertadores contará com 12 clubes. Os seis classificados no mata-mata entrarão na fase de grupos. Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas-de-final.
Das oitavas-de-final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.
Confira os clubes que foram campeões da Libertadores após ganharem a Copa do Brasil:
Grêmio
Campeão da Copa do Brasil: 1994
Campeão da Libertadores: 1995
Cruzeiro
Campeão da Copa do Brasil: 1996
Campeão da Libertadores: 1997
Palmeiras
Campeão da Copa do Brasil: 1998
Campeão da Libertadores: 1999
Santos
Campeão da Copa do Brasil: 2010
Campeão da Libertadores: 2011