São Paulo - A partir deste final de semana, a maioria dos Campeonatos Estaduais 2014 já terá iniciado a disputa pelo título. O torcedor-internauta poderá notar a ampla vantagem do interior em relação a quantidade de clubes. Enquanto a capital apresenta apenas 77 clubes, o interior conta com 187. Os Estaduais do Acre, Amapá e Roraima ainda não divulgaram seus participantes.
Em 23 dos 24 Estaduais analisados pelo Sr. Goool, o interior supera a capital no número de representantes. Apenas o Campeonato Amazonense estará dividido com cinco clubes de Manaus e cinco do interior. A capital terá Fast Clube, Manaus, Sul América, Nacional e São Raimundo. Enquanto isso, o interior será representado por Holanda, Nacional Borbense, Penarol, Iranduba e o atual campeão Princesa do Solimões.
O Campeonato Paulista, por ter o maior número de clubes (20), também tem a maior presença de clubes do interior (15). O Rio Grande do Sul é outro estado que conta com mais de dez clubes do interior na Edição 2014 (12), contra apenas quatro da capital. Já no Mato Grosso do Sul, o placar é de 11 a 3 a favor do interior.O Sr. Goool considerou os representantes da Taça Aclep no Campeonato Paraense. Ao todo, são dez clubes do interior e quatro da capital. Por outro lado, não foram considerados Formosa-GO e Unaí-MG. Mesmo não tendo sedes no Distrito Federal, a dupla participa do Campeonato Brasiliense.
Aracruz e Vila Aurora, que desistiram de participar, respectivamente, dos Estaduais do Espírito Santos e do Mato Grosso, não estão na lista. O Olímpico, por sua vez, entrou na contagem do Sergipano. O clube também desistiu do Estadual, mas o regulamento do Campeonato do Sergipe é diferente e mantém o Olímpico na competição com resultados por W.O.Força, mas...
A maior presença de clubes da capital está no Campeonato Carioca. Serão sete (Bangu, Bonsuceso, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira e Vasco), contra nove do interior. Por outro lado, a capital domina entre os maiores vencedores dos Estaduais.
Apenas dois dos 27 estados contam com clubes do interior na liderança de títulos. O Gama, da cidade homônima, lidera o ranking do Brasiliense com dez conquistas. Já o Gurupi soma cinco títulos. Mas o clube do interior tocantinense divide a liderança com o Palmas, da capital.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.
Confira a quantidade de clubes do interior e da capital nos Estaduais:
Alagoano (8 interior e 2 capital)
Amazonense (5 interior e 5 capital)
Baiano (8 interior e 4 capital)
Brasiliense (7 interior e 3 capital)
Capixaba (8 interior e 1 capital)
Carioca (9 interior e 7 capital)
Catarinense (8 interior e 2 capital)
Cearense (7 interior e 4 capital)
Gaúcho (12 interior e 4 capital)
Goiano (7 interior e 3 capital)
Maranhense (7 interior e 3 capital)
Mato-grossense (7 interior e 3 capital)
Mineiro (9 interior e 3 capital)
Paraense (10 interior e 4 capital)
Paraibano (7 interior e 3 capital)
Paranaense (8 interior e 4 capital)
Paulista (15 interior e 5 capital)
Pernambucano (8 interior e 4 capital)
Piauiense (5 interior e 3 capital)
Potiguar (7 interior e 3 capital)
Rondoniense (6 interior e 1 capital)
Sergipano (8 interior e 2 capital)
Sul-mato-grossense (11 interior e 3 capital)
Tocantinense (7 interior e 1 capital)