Portal Eventos
Notícias
Em 19 de janeiro de 2014 às 16:31

Dezessete cidades, fora as capitais, poderão ter clássicos na elite dos Estaduais 2014

Se a Bahia tem o maior número de cidades, Goiás e Paraíba contam com o maior número de clubes

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Os Campeonatos Estaduais, apesar das exóticas fórmulas de disputa e da falta de interesse de alguns clubes, sobrevive por causa da rivalidade dos clubes. Competitividade entre os clubes da mesma cidade deixa ainda mais os torcedores animados. A vitória sobre o rival vale o dobro. E em 17 cidades, fora as capitais, de 13 estados, poderão ter clássicos durante os Estaduais 2014, como mostrará o Sr. Goool neste domingo.

Um dos mais aguardados é o Bra-Pel. O duelo gaúcho entre Brasil e Pelotas não acontece no Estadual do Rio Grande do Sul desde 1998. Os rivais de Pelotas - distante 250 km da capital Porto Alegre - se enfrentarão em 9 de fevereiro, pela 7ª rodada, no Estádio Boca do Lobo. No Gauchão há ainda a dupla de Caxias do Sul - Juventude e Caxias.

 Brasil está fora da elite gaúcha desde 2009, mas neste ano fará o sonhado clássico Bra-Pel!
Mas é a Bahia a responsável pelo maior número de cidades com rivais na elite dos Estaduais. Sem contar Salvador, há clubes de Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista. O Bahia de Feira, por exemplo, rivaliza com o Feirense, uma vez que o Fluminense de Feira foi rebaixado na temporada passada.

Já o Juazeirense é o oposto do Juazeiro. Terceiro colocado com sete pontos - três a menos do que o líder -, o Juazeirense está a seis pontos a frente do rival, que ainda não venceu. O Campeonato Baiano ainda terá os rivais de Vitória da Conquista. O Serrano já está na disputa, enquanto o adversário da cidade participa da Copa do Nordeste.

Trio!
Se a Bahia se destaca pelo grande número de cidades, Goiás e Paraíba aparecem com o maior número de clubes de uma mesma cidade. Pela primeira vez na história, Anápolis terá seus três clubes na elite. Anápolis e Grêmio Anápolis já haviam disputado o Estadual 2013 e, com o acesso da Anapolina, ganharam mais um reforço. Distante a 48 km de Goiânia, Anápolis terá o mesmo número de clubes na 1ª Divisão do que a capital nesta temporada.

Enquanto isso, na Paraíba, a cidade de Campina Grande ainda não está completa no Estadual. Campinense e Sport Campina vão ganhar o reforço do Treze ao término da Copa do Nordeste. Há ainda outras cidades com tradição como Juazeiro (Guarani e Icasa), no Ceará, Ribeirão Preto (Botafogo e Comercial, em São Paulo), Caruaru (Central e Porto), no Pernambucano, e Mossoró (Baraúnas e Potiguar), no Rio Grande do Norte.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.

Confira as cidades que terão mais de um clube nos Estaduais 2014:

Baiano

Feira de Santana: Bahia de Feira e Feirense
Juazeiro: Juazeiro e Juazeirense
Vitória da Conquista: Vitória da Conquista e Serrano

Brasiliense

Ceilândia: Ceilândia e Atlético Ceilandense

Cearense

Juazeiro do Norte: Guarani e Icasa

Gaúcho

Pelotas: Pelotas e Brasil
Caxias do Sul: Caxias e Juventude

Goiano

Anápolis: Anápolis, Grêmio Anápolis e Anapolina

Mato-grossense

Rondonópolis: Rondonópolis e União

Paraense

Marabá: Águia e Gavião
Santarém: São Raimundo e São Francisco

Paraibano

Campina Grande: Campinense, Treze e Sport Campina

Paulista

Ribeirão Preto: Botafogo e Comercial

Pernambucano:

Caruaru: Central e Porto

Potiguar

Mossoró: Baraúnas e Potiguar

Sergipano

Itabaiana: Itabaiana e Coritiba

Sul-mato-grossense

Dourados: Sete de Setembro e Ubiratan