Portal Eventos
Potiguar 1ª Divisão
Em 20 de janeiro de 2014 às 05:34

Vírus "empatite" se alastra pelo Potiguar e toma conta de 66,66% dos jogos

Em 12 jogos pela Edição 2014 do Campeonato Potiguar, oito terminaram com resultado igual

da Redação -

Rio Grande do Norte - O Campeonato Potiguar foi infectado pelo vírus "empatite". A doença que surgiu no Corinthians, do então técnico Tite, se alastrou pelo Rio Grande do Norte. Em 12 jogos pela Edição 2014, oito terminaram com resultado igual - 66,66% das partidas. No Grupo A, por exemplo, nenhum dos quatro clubes saiu vitorioso de campo após três rodadas.

Os seis jogos, aliás, terminaram empatados, por 1 a 1. ABC, Alecrim, Globo e Palmeira empataram todas as suas partidas pelo Estadual. Os três primeiros critérios de desempate (maior número de vitórias, saldo de gols e gols pró) - até aqui - são descartados. Menor número de cartões vermelhos e menor número de cartões amarelos ditam a classificação.

 ABC e Globo fazem parte do grupo em que todos os jogos do Potiguar 2014 terminaram empatados!
Na atual fase - Classificatória (Copa FNF) - os clubes se enfrentarão, dentro dos próprios grupos, em jogos de ida e volta. Os três melhores de cada grupo se classificarão para a segunda fase dividida em Copa Rio Grande do Norte (1º Turno) e Copa Cidade de Natal (2º Turno). Os dois líderes ainda disputarão o título da Copa FNF. Já os dois lanternas de cada grupo se enfrentarão em jogos de ida e volta para definir o rebaixado. No Potiguar apenas um clube cai para a 2ª Divisão.

Os clubes do Grupo B, por sua vez, também foram infectados pelo vírus "empatite". É verdade que a doença não se alastrou totalmente, mas fez algumas vítimas. Na estreia, Baraúnas e ASSU ficaram no 0 a 0. O mesmo resultado foi registrado no embate entre Coríntians e - novamente - Baraúnas.

Até aqui, apenas o Santa Cruz (duas vezes), além de Baraúnas e Coríntians - uma vez cada - venceram no Campeonato Potiguar. Não por acaso, o Baraúnas lidera (6), com Baraúnas (5) e Coríntians (4) na zona de classificação. O ASSU, que ainda não venceu, amarga a lanterna (1).

O empate, por 1 a 1, é o resultado que mais aconteceu no Potiguar - seis vezes. Com tantas igualdades, o número de gols também é limitado. Ao todo, foram marcados 22 tentos (12 dos mandantes e dez dos visitantes). Média de 1,83 gols por jogo. Para ficarem livres do vírus "empatite", os clubes terão mais uma oportunidade de buscarem a vitória. A 4ª rodada será toda disputada na quarta-feira.

Abundante!

Como comparação ao alarmante número de empates no Campeonato Potiguar, o Sr. Goool pegou alguns exemplos. Durante a Série B do Brasileirão, em 2013, o Sport conquistou o acesso. Após 38 rodadas, o clube pernambucano tinha empatado apenas três vezes. Já o ASA, com os mesmos 38 jogos, empatou em duas oportunidades durante sua campanha de rebaixamento.

Já o Campeonato Pernambucano é o Estadual 2014 com o maior número de jogos - 52. Mas por enquanto, apenas 13 partidas terminaram empatara ou só 25% de toda a competição, bem menos do que os 66,66% do Estadual Potiguar.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.