Portal Eventos
Copa Verde
Em 21 de janeiro de 2014 às 05:50

Capital vence disputa apertada contra o interior pela Copa Verde

Dos 16 clubes da Copa Verde 2014, nove são da capital e sete do interior

da Redação -

Mato Grosso - A vantagem da capital sobre o interior em relação a quantidade de clubes na Copa Verde é mínima. Bem diferente do cenário da Copa do Nordeste, dominada pelos clubes da capital. Dos 16 clubes da Copa Verde 2014, nove são da capital e sete do interior, como mostrará o Sr. Goool nesta terça-feira.

O estado do Mato Grosso tem aproveitamento de 100%. Atual campeão estadual, o Cuiabá representará a terrinha, assim como o Mixto. O Pará também conta com dois clubes no time da capital (Paysandu e Remo). Mas o estado da região do Norte ainda terá o Paragominas, clube do interior paraense.

Enquanto isso, Distrito Federal e Amazonas se dividem entre os times. O Brasília representa a capital. Já o Brasiliense está no time do interior. Entre a dupla do Amazonas, o Nacional é da capital e o Princesa do Solimões do interior, da cidade de Manacapuru.

CENE-MS, Náutico-RR e Santos-AP completam o time da capital. A turma do interior ainda conta com Desportiva Ferroviária-ES, Interporto-TO, Plácido de Castro-AC e Vilhena-RO.

Diferente!
Nos Campeonatos Estaduais, a história é bem diferente. A maioria é do interior e com grande vantagem. Enquanto a capital apresenta apenas 77 clubes, o interior conta com 187. Os Estaduais do Acre, Amapá e Roraima ainda não divulgaram seus participantes.

Em 23 dos 24 Estaduais analisados pelo Sr. Goool, o interior supera a capital no número de representantes. Apenas o Campeonato Amazonense estará dividido com cinco clubes de Manaus e cinco do interior. A capital terá Fast Clube, Manaus, Sul América, Nacional e São Raimundo. Enquanto isso, o interior será representado por Holanda, Nacional Borbense, Penarol, Iranduba e o atual campeão Princesa do Solimões.

"Intrusos"
Dos 16 clubes da Copa Verde, apenas cinco clubes chegaram ao torneio sem o título estadual da temporada passada. O Remo, 3º colocado no Paraense 2013, é o único que não foi campeão ou ficou com o vice no Estadual. Paragominas-PA, Brasília-DF, Nacional-AM e Mixto-MT foram campeões em seus Estaduais.

Enquanto isso, apenas dois dos 16 clubes do torneio disputarão uma das três divisões mais importantes do Nacional em 2014. O Cuiabá não conseguiu o acesso na Série C e, agora, terá a companhia do Paysandu - rebaixado na Série B.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.

Regulamento:
A Copa Verde contará com 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. A competição será disputada em mata-mata, com jogos de ida e volta, a partir das oitavas-de-final. Ao todo serão 30 jogos, mas no primeiro mata-mata, não haverá confrontos entre clubes do mesmo estado. O campeão do torneio nacional garantirá vaga na Copa Sul-Americana de 2015.

Confira os clubes da Copa Verde 2014:

Capital

Brasília-DF
CENE-MS
Cuiabá-MT
Mixto-MT
Nacional-AM
Náutico-RR
Paysandu-PA
Remo-PA
Santos-AP

Interior

Brasiliense-DF
Desportiva Ferroviária-ES
Interporto-TO
Paragominas-PA
Plácido de Castro-AC
Princesa do Solimões-AM
Vilhena-RO