São Paulo - A Primeira Fase da Libertadores - apelidada de Pré-Libertadores - terá início nesta terça-feira para definir os últimos seis classificados para a fase de grupos. Mas a grande missão da Edição 2013 do torneio sul-americano é se tornar mais democrática, como mostrará o Sr. Goool.
A Libertadores contará com clubes de 11 países (Brasil, Argentina, Venezuela, Equador, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Peru, Chile e México), mas só sete nações já sentiram o gostinho do título. Bolivianos, peruanos, venezuelanos e mexicanos ainda sonham com a primeira conquista do torneio mais importante da América do Sul.
A última vez que um clube debutou entre os vencedores e colocou seu país na lista de campeões foi em 2008. Naquela oportunidade, a LDU - do Equador - venceu o Fluminense e ficou com o inédito título. A LDU já havia encerrado um grande jejum sem novos campeões. O Colo-Colo, do Chile, em 1991, havia sido o último novato no lugar mais alto do pódio.Mas depois do triunfo equatoriano, tudo voltou ao normal. A soberania de Argentina e Brasil ficou - mais uma vez - evidente. O Estudiantes levou o título em 2009, enquanto o Brasil comemorou as conquistas de Internacional (2010), Santos (2011), Corinthians (2012) - invicto e inédito - e Atlético Mineiro (2013) - inédito.Campeões!
A Argentina, com 22 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Atlético Mineiro - atual campeão -, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Regulamento:
A primeira fase da Libertadores contará com 12 clubes. Os seis classificados no mata-mata entrarão na fase de grupos. Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas-de-final.
Das oitavas-de-final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.
Confira os jogos da Primeira Fase da Libertadores:
*Horário de Brasília
Terça-feira
21h
Oriente Petrolero-BOl x Nacional-URU
23h15
Monarcas Morelia-MEX x Santa Fe-COL
Quarta-feira
22h
Sporting Cristal-PER x Atlético Paranaense
Deportivo Quito-EQU x Botafogo
Quinta-feira
21h
Universidad de Chile-CHI x Guaraní-PAR
23h15
Caracas-VEN x Lanús-ARG