São Paulo - A diretoria do Corinthians, assim como os torcedores, não gostavam nem um pouco da síndrome de empates do clube durante a Era Tite. O "vírus" até ganhou nome no Parque São Jorge, "empatite". Mas com a saída do treinador, o Corinthians passou a sofrer de outro mal. Na Era Mano Menezes, o problema é causado pela mosca tsé-tsé.
O sono, o torpor, a letargia ganhou corpo entre os jogadores durante as últimas três rodadas. Nas três oportunidades, o Timão saiu atrás do marcador com um gol logo no início e não conseguiu reverter o resultado. A consequência foi a derrota atrás de derrota.
No último domingo, pela 6ª rodada do Campeonato Paulista, o Corinthians foi furado logo aos 2 minutos. Alemão abriu o marcador para a Ponte Preta no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O clube da capital até empatou com Uendel. Não satisfeitos, os jogadores alvinegros voltaram a dormir no retorno ao 2º tempo e levaram o segundo gol da Macaca aos 3 minutos.Antes, a mosca tsé-tsé já havia atacado em enxame ao longo do clássico contra o Santa na Vila Belmiro. Arouca abriu a goleada do Peixe com tento aos 13 minutos do 1º tempo. O sonolento Corinthians ainda levaria gols no início do 2º tempo, aos 2 e aos 18 minutos.Mas tudo começou com Erick Flores. O jogador do São Bernardo impôs a primeira derrota do Corinthians na temporada com um gol logo aos 2 minutos do 1º tempo pela 3ª rodada. De lá para cá, os efeitos da mosca tsé-tsé não largaram mais os corintianos.
Mais problemas...
Com três derrotas seguidas, o Corinthians caiu da liderança com aproveitamento de 100% para o penúltimo lugar do Grupo B com seis pontos, dois a menos do que a zona de classificação e três a menos do que o líder. Para piorar, o Timão tem seu pior início de Paulistão desde 2004.
Naquela oportunidade, em seus cinco primeiros jogos, o Corinthians somou apenas cinco pontos. O Alvinegro do Parque São Jorge venceu o Rio Branco (2 a 1), empatou com Atlético Sorocaba (2 a 2) e União Barbarense (0 a 0) e perdeu para Portuguesa (1 a 0) e São Paulo (1 a 0). Não por acaso, o Corinthians acabou o Estadual 2004 na modesta 16ª colocação.
Para não repetir tal desempenho e se recuperar o mais rápido possível, o time do técnico Mano Menezes voltará a campo nesta quarta-feira, às 22 horas, contra o Bragantino, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, pela 6ª rodada. Até lá, a torcida espera que a sonolência do elenco tenha acabado.