Rio de Janeiro - Atlético Paranaense e Botafogo contam com o retrospecto favorável em casa para se classificarem à fase de grupos da Libertadores. Os dois clubes brasileiros decidirão o futuro no torneio sul-americano nesta quarta-feira, às 22 horas. Atlético Mineiro, Cruzeiro, Grêmio e Flamengo já estão classificados à Segunda Fase.
O Furacão esteve presente em três edições da Libertadores. Seu melhor desempenho aconteceu em 2005, quando ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo São Paulo. Ao longo de suas participações no torneio mais importante da América do Sul, o Rubro-negro ostenta dez vitórias em casa, dois empates e só duas derrotas.Derrotado no jogo de ida pelo Sporting Cristal, do Peru, por 2 a 1, o Atlético Paranaense precisará vencer, por 1 a 0, ou diferença de, pelo menos, dois gols. Caso vença por diferença, por 2 a 1, a decisão será nos pênaltis. O classificado entrará no grupo ao lado de Vélez Sarsfield-ARG, Universitario-PER e The Strongest-BOL.
Ao longo dos seus 14 jogos como mandante, o Furacão já enfrentou um clube peruano em casa e se deu bem. Em 2000, durante sua primeira participação na Libertadores, o Atlético bateu o Alianza Lima, por 2 a 1, pela fase de grupos. A última derrota do clube brasileiro em casa foi pela rodada final da fase de grupos de 2005, quando o Independiente, da Argentina, goleou o Atlético, por 4 a 0, em 10 de maio.
Glorioso!
Os números do Botafogo também são animadores. Em 12 jogos como mandante na Libertadores, o Fogão conquistou oito vitórias e dois empates, além de ter sofrido duas derrotas. O melhor desempenho do clube carioca foi o 3º lugar em 1963, durante a sua primeira participação no torneio.
Com apenas três participações na Libertadores, o Botafogo não perde como mandante desde 1973. Naquela oportunidade, em 6 de abril, o Colo Colo, do Chile, venceu, por 2 a 1, na abertura da Segunda Fase. Depois deste tropeço, o Fogão realizou mais cinco jogos como mandante com três triunfos e dois empates.
Regulamento:
A primeira fase da Libertadores contará com 12 clubes. Os seis classificados no mata-mata entrarão na fase de grupos. Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas-de-final.
Das oitavas-de-final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.
Confira o retrospecto em casa de Atlético Paranaense e Botafogo na Libertadores:
ATLÉTICO PARANAENSE (10 vitórias, 2 empates e 2 derrotas)
2000
Atlético Paranaense 1 x 0 Emelec-EQU
Atlético Paranaense 2 x 1 Alianza Lima-PER
Atlético Paranaense 2 x 0 Nacional-URU
Atlético Paranaense 2 x 1 Atlético Mineiro
2002
Atlético Paranaense 1 x 2 Bolívar-BOL
Atlético Paranaense 1 x 1 América de Cáli-COL
Atlético Paranaense 2 x 0 Olmedo-EQU
2005
Atlético Paranaense 1 x 0 Libertad-PAR
Atlético Paranaense 2 x 1 América de Cáli-COL
Atlético Paranaense 0 x 4 Independiente-ARG
Atlético Paranaense 2 x 1 Cerro Porteño-PAR
Atlético Paranaense 3 x 2 Santos
Atlético Paranaense 3 x 0 Chivas-MEX
Atlético Paranaense 1 x 1 São Paulo
BOTAFOGO (8 vitórias, 2 empates e 2 derrotas)
1963
Botafogo 2 x 1 Alianza Lima-PER
Botafogo 0 x 4 Santos
1973
Botafogo 3 x 2 Nacional-URU
Botafogo 4 x 1 Peñarol-URU
Botafogo 2 x 0 Palmeiras
Botafogo 2 x 1 Palmeiras
Botafogo 1 x 2 Colo Colo-CHI
Botafogo 2 x 0 Cerro Porteño-PAR
1996
Botafogo 4 x 1 Universidad Católica-CHI
Botafogo 1 x 1 Corinthians
Botafogo 3 x 1 Universidad de Chile-CHI
Botafogo 1 x 1 Grêmio