Rio Grande do Norte - Palmeira e ASSU brigarão contra o rebaixamento no Campeonato Potiguar, nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Nazarenão, em Goianinha. Mas independentemente do resultado, o interior perderá novamente. De acordo com o Sr. Goool, o último rebaixamento de um clube da capital foi em 2004.
Naquela oportunidade, o Atlético Potengi, de Natal, foi rebaixado ao lado do Atlético Piranhas, de Jardim das Piranhas. Na Primeira Fase, com turno e returno, o Atlético Potengi realizou 12 jogos e só anotou quatro pontos. O clube ainda fez 11 gols e sofreu 27.Fundado em 21 de novembro de 2000, o Clube Atlético Potengi homenageia o bairro em que foi fundado. Depois da queda de 2004, o Atlético Potengi esteve bem próximo de conquistar o acesso no ano passado. O clube foi vice-campeão da 2ª Divisão. Mas como no Potiguar, apenas um clube cai e o outro sobe, a vaga ficou com o Globo, que hoje luta pelo título da Copa FNF.Depois da queda do Atlético Potengi, a capital não sofreu mais no Estadual. O fato de ser minoria na competição tem ajudado os clubes de Natal. Este ano, por exemplo, ABC e Alecrim participaram na primeira parte do Estadual e, depois, ganharão a presença do América. Todos os outros clubes são do interior.
Interior que amargou as quedas de Potyguar (Currais Novos) e Pauferrense (Pau dos Ferros) (2005), Potyguar (Currais Novos) (2006), Guamaré (Guamaré) (2007), Potiguar (Parnamirim) (2008), Real (Jardim de Piranhas) e Macau (Macau) (2009), Potyguar (Currais Novos) (2010), Centenário (Pau dos Ferros) (2011), Caicó (Caicó) (2012) e Potyguar (Currais Novos) (2013).Atual...
Campeão do Campeonato Potiguar em 2009, o ASSU tenta evitar seu primeiro rebaixamento. Fundado em 2002, o Camaleão - como é conhecido por seus torcedores - jamais caiu. No ano passado, o ASSU ficou na 4ª colocação. O Palmeira, por sua vez, nunca foi campeão estadual. Após conquistar o acesso com o vice-campeonato em 2010, o Palmeira está na elite desde 2011.