Portal Eventos
Potiguar 1ª Divisão
Em 04 de fevereiro de 2014 às 17:10

Com ASSU ou Palmeira, Potiguar manterá a rotina de rebaixar clubes do interior desde 2004

Último rebaixado da capital foi o Atlético Potengi que caiu ao lado do xará Atlético Piranhas, de Jardim das Piranhas

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Norte - Palmeira e ASSU brigarão contra o rebaixamento no Campeonato Potiguar, nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Nazarenão, em Goianinha. Mas independentemente do resultado, o interior perderá novamente. De acordo com o Sr. Goool, o último rebaixamento de um clube da capital foi em 2004.

 Atlético Potengi - último clube da capital rebaixado!
Naquela oportunidade, o Atlético Potengi, de Natal, foi rebaixado ao lado do Atlético Piranhas, de Jardim das Piranhas. Na Primeira Fase, com turno e returno, o Atlético Potengi realizou 12 jogos e só anotou quatro pontos. O clube ainda fez 11 gols e sofreu 27.

Fundado em 21 de novembro de 2000, o Clube Atlético Potengi homenageia o bairro em que foi fundado. Depois da queda de 2004, o Atlético Potengi esteve bem próximo de conquistar o acesso no ano passado. O clube foi vice-campeão da 2ª Divisão. Mas como no Potiguar, apenas um clube cai e o outro sobe, a vaga ficou com o Globo, que hoje luta pelo título da Copa FNF.

Depois da queda do Atlético Potengi, a capital não sofreu mais no Estadual. O fato de ser minoria na competição tem ajudado os clubes de Natal. Este ano, por exemplo, ABC e Alecrim participaram na primeira parte do Estadual e, depois, ganharão a presença do América. Todos os outros clubes são do interior.

Interior que amargou as quedas de Potyguar (Currais Novos) e Pauferrense (Pau dos Ferros) (2005), Potyguar (Currais Novos) (2006), Guamaré (Guamaré) (2007), Potiguar (Parnamirim) (2008), Real (Jardim de Piranhas) e Macau (Macau) (2009), Potyguar (Currais Novos) (2010), Centenário (Pau dos Ferros) (2011), Caicó (Caicó) (2012) e Potyguar (Currais Novos) (2013).

Atual...

De volta a 2014, o ASSU venceu o jogo de ida, por 2 a 1. Agora, o clube de Assu seguirá na elite estadual com um simples empate. Ao Palmeira, de Goianinha, restará uma vitória por dois ou mais gols de diferença. Se vencer por diferença de um tento, o Palmeira levará a decisão para os pênaltis.

Campeão do Campeonato Potiguar em 2009, o ASSU tenta evitar seu primeiro rebaixamento. Fundado em 2002, o Camaleão - como é conhecido por seus torcedores - jamais caiu. No ano passado, o ASSU ficou na 4ª colocação. O Palmeira, por sua vez, nunca foi campeão estadual. Após conquistar o acesso com o vice-campeonato em 2010, o Palmeira está na elite desde 2011.