Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores Masculino
Em 06 de fevereiro de 2014 às 05:36

Furacão se dá bem contra peruanos, mas tem dificuldade contra os bolivianos

Atlético Paranaense terá a chance de jogar pela primeira vez contra argentinos na Libertadores

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Paraná - O Atlético Paranaense precisou dos pênaltis para eliminar o Sporting Cristal, do Peru, e adentrar a fase de grupos da Libertadores. Após devolver os 2 a 1 no tempo normal - com o gol da vitória marcado por Éderson, aos 50 minutos do 2º tempo em cobrança de penalidade máxima -, o Furacão garantiu a vaga com triunfo, por 5 a 4, nos pênaltis. O Atlético está no Grupo 1 ao lado de The Strongest-BOL, Universitario-PER e Vélez Sarsfield-ARG.

 Em busca do título inédito, Atlético Paranaense não disputava a Libertadores desde 2005!
Esta é a quarta participação do clube brasileiro no torneio mais importante da América do Sul. Apesar das dificuldades para eliminar o Sporting Cristal, o Atlético costuma se dar bem diante dos peruanos. Em 2000, quando debutou na Libertadores, o Furacão bateu o Alianza Lima, por 3 a 0, fora de casa, e 2 a 1, diante da torcida, pela fase de grupos. Agora, o embate será contra o Universitario.

O problema é que o Rubro-negro tem dificuldade em se livrar dos bolivianos, outro adversário em 2014. O Atlético enfrentou o Bolívar na Libertadores de 2002 durante a fase de grupos - perdeu, por 2 a 1, em casa, e empatou, por 5 a 5, na Bolívia.

Enquanto isso, a novidade na atual temporada será um rival da Argentina. O Furacão - vice-campeão em 2005 - jamais enfrentou os hermanos. O rival, em 2014, será o Vélez Sarsfield.

A estreia do Atlético será contra o The Strongest em 13 de fevereiro, em Curitiba. O local ainda não foi definido pela CONMEBOL.

Regulamento:
A primeira fase da Libertadores contará com 12 clubes. Os seis classificados no mata-mata entrarão na fase de grupos. Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas-de-final.

Das oitavas-de-final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.