Roraima - No embalo do sucesso da Copa do Nordeste, a Copa Verde tentará virar realidade a partir desta terça-feira, quando a bola rolar para Náutico e Paysandu no Estádio Ribeirão, em Boa Vista. Mas se depender das médias de público dos clubes nos Estaduais, os estádios terão arquibancadas vazias. Apenas o trio do Pará tem animado seus torcedores.
Entre os 16 clubes da Copa Verde, o Remo ostenta a melhor média de público. Finalista da Taça Cidade de Belém, o Leão ostenta média de 12.549 pagantes. O Remo, que enfrentará o Paragominas, é o único que supera a marca de dez mil torcedores.Falando no Paragominas, o clube paraense ocupa a 3ª colocação com média de 3.055 pagantes. O PFC está abaixo do Paysandu, vice-líder. Rival do Remo na decisão da atual fase do Campeonato Paraense, o Papão ostenta média de 4.834 pagantes. Além dos três, apenas o Brasiliense supera a marca de mil torcedores (1.246).
A pior situação, por outro lado, é do Brasília, atual vice-campeão candango. O clube da capital tem média de apenas 76 pagantes. O Cuiabá, atual campeão mato-grossense, também deixa a desejar com média de 129 torcedores. Nem todos os 16 clubes, porém, contam com média de público. Os Estaduais do Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins ainda não começaram.Enquanto isso, o Campeonato Amazonense não divulgou os borderôs das duas primeiras rodadas. A Copa Verde conta com clubes do Norte, do Centro-Oeste e do Espírito Santo (Sudeste). Mas o torneio regional tem uma carta na manga para atrair os torcedores.Há a possibilidade da Copa Verde receber jogos em três estádios do Mundial 2014. A Arena da Amazônia, em Manaus, a Arena Pantanal, em Cuiabá, e o Mané Garrincha, em Brasília, foram feitos para a Copa do Mundo, mas poderão ganhar jogos ao longo do torneio. Os estádios amazonense e mato-grossense ainda serão inaugurados.
Compare!
A média geral de público da Copa do Nordeste é de 5.986 pagantes, a maior entre os Estaduais 2014. O Sport lidera o ranking com média de 14.073 torcedores. A vice-liderança é do Ceará (11.720). Dos 16 clubes do Nordestão, apenas o lanterna Confiança (693) e o penúltimo colocado CRB (721) não superam a marca de mil pagantes.
Regulamento:
A Copa Verde contará com 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. A competição será disputada em mata-mata, com jogos de ida e volta, a partir das oitavas-de-final. Ao todo serão 30 jogos. O campeão do torneio nacional garantirá vaga na Copa Sul-Americana de 2015.
Confira a média de público pagante dos clubes da Copa Verde:
1 - Remo-PA (12.549)
2 - Paysandu-PA (4.834)
3 - Paragominas-PA (3.055)
4 - Brasiliense-DF (1.246)
5 - Mixto-MT (677)
6 - Desportiva Ferroviária-ES (429)
7 - CENE-MS (419)
8 - Cuiabá-MT (129)
9 - Brasília-DF (76)