Portal Eventos
Cearense Série A
Em 13 de fevereiro de 2014 às 01:20

Crato e Tiradentes são rebaixados no Campeonato Cearense 2014

Ao todo, sete clubes já amargaram o descenso nos Campeonatos Estaduais

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Ceará - Crato e Tiradentes estão, oficialmente, rebaixados no Campeonato Cearense. Mesmo com três rodadas a serem disputadas, a dupla não consegue mais alcançar o Quixadá, primeiro clube fora da zona do descenso. Nesta quarta-feira, o Crato foi derrotado pelo Itapipoca, por 2 a 0, enquanto o Tiradentes folgou pela 15ª rodada do Estadual.

Com o tropeço, o Crato amarga a lanterna com apenas cinco pontos. O Azulão do Cariri venceu apenas uma vez, empatou duas e perdeu dez. Aproveitamento de apenas 12,8%. O Crato ainda ostenta o pior ataque (6) e a pior defesa (30). Mas a degola do clube, que representa a cidade de Crato, não foi nenhuma surpresa.

Para se ter uma ideia, o Crato ficou a dois dias de completar um ano sem vitória. A seca acabou com o triunfo em cima, justamente, do Tiradentes, por 3 a 2, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, pela 8ª rodada do Estadual. A última vitória do Crato havia acontecido em 27 de janeiro de 2013 no Estádio Mirandão, no Crato, diante do São Benedito, por 3 a 1. Durante este quase um ano de jejum, o Crato atuou em 19 partidas, sendo dez derrotas e nove empates.

Que mudança!
O Tiradentes, por sua vez, também não deixará saudade. O Tigre ocupa a penúltima colocação com apenas oito pontos e aproveitamento de 20,5%. O clube da capital também venceu apenas em uma oportunidade, empatou cinco e perdeu sete, além de ter feito 15 gols e sofrido 25.

Mesmo não deixando saudade por causa da atual campanha, o rebaixamento do Tigre da PM causa estranheza. Meses atrás, o Tiradentes foi o último clube a perder a invencibilidade na Série D, se classificou na liderança e brigou pelo acesso. O clube cearense só foi eliminado nas quartas-de-final pelo Botafogo-PB. Como em um passe de mágica, o Tiradentes "desaprendeu" a jogar bola e caiu.

O Crato estava na elite estadual desde 2010, quando terminou o Cearense em 6º lugar. O time ainda ficou na 9ª colocação em 2011 e 2013, além do 5º lugar em 2012. Já o Tiradentes, campeão em 1992, disputava a Série A desde 2011. O clube conseguiu boas participações como o 6º lugar em 2011, a 4ª colocação em 2012 e o 5º lugar na temporada passada.

O Campeonato Cearense ainda rebaixará mais um clube na atual temporada. No momento, o Ferroviário encontra-se na zona do descenso com 14 pontos, três a menos do que o Quixadá, primeiro clube fora da degola. Restam apenas três rodadas - a próxima será disputada no final de semana.

Lembra?

Na semana passada, os Estaduais já haviam sido cruéis com três clubes. Botafogo e Juazeiro foram rebaixados no Baiano, enquanto o ASSU caiu no Potiguar. Ao todo, são sete clubes rebaixados. A degola começou ainda na temporada 2013.

O Campeonato Paraense rebaixou Time Negra e Tuna Luso. Fundada em 1º de janeiro de 1903, a Tuna Luso foi rebaixada ainda na Taça Aclep, que antecede a fase principal do Estadual.

Ao empatar por 1 a 1, com o Castanhal, em casa, a Tuna ficou na última colocação com apenas três pontos em sete jogos. Além da Tuna, o Time Negra, que subiu nesta temporada para a elite - com direito a título da 2ª Divisão -, também foi rebaixado. O Time Negra fez quatro pontos em sete rodadas.

Confira os rebaixados pelos Estaduais 2014:

Baiano (Juazeiro e Botafogo)

Cearense (Tiradentes e Crato)

Paraense (Time Negra e Tuna Luso)

Potiguar (ASSU)