Rio Grande do Norte - O Globo, até aqui, é um clube a ser seguido. Fundado em 2012, o time potiguar ainda não perdeu profissionalmente. O Sport Campina, por outro lado, não serve de exemplo. Profissionalizado em 2012, o clube potiguar ainda não venceu. Oposta, a dupla está na elite dos seus Estaduais, mas seguiram caminhos totalmente diferentes.
Em menos de dois anos, o Globo realizou 14 jogos no profissional - quatro pela 2ª Divisão e dez pela 1ª Divisão -, sendo sete vitórias e sete empates. Para chegar à elite, o Globo sagrou-se campeão da 2ª Divisão. Não satisfeito, a Águia ainda faturou o título da Copa FNF e já garantiu vaga na Copa do Brasil 2015.
A trajetória do Sport Campina, porém, é completamente diferente. Para começar, o "Novo Íbis" - como foi apelidado o clube paraibano - conquistou o acesso à elite do Estadual mesmo sem ter vencido nenhuma partida na 2ª Divisão. O clube de Campina Grande só conseguiu subir por causa das desistências do Nacional (7º colocado na 1ª Divisão em 2013) e do Esporte (campeão da 2ª Divisão). Desta forma, Queimadense e Sport Campina (3º e 4º colocados da 2ª Divisão, respectivamente) conseguiram o acesso ao lado do Santa Cruz (vice-campeão da 2ª Divisão).Na 2ª Divisão de 2012, o Bode Rei - como é chamado por seus torcedores - disputou seis partidas e foi derrotado em todas, amargando a última colocação do Grupo Litoral. O clube ainda anotou só quatro gols e levou 24. Não satisfeito, o xará do Íbis - clube pernambucano que é conhecido pela alcunha de pior do mundo - voltou a ser derrotado nos seis jogos que disputou no Estadual 2013. Desta vez, o Sport Campina não balançou as redes, sequer, uma vez. Por outro lado, levou 24 gols.
Em 20 jogos como profissional, o Sport Campina ostenta um empate - 0 a 0 com o Queimadense no Campeonato Paraibano 2014 - e 19 derrotas, além de ter apenas dez gols marcados e 77 sofridos. Na atual edição do Estadual, o Sport Campina amarga a lanterna com um ponto e aproveitamento de apenas 4,2%.
O Sport Campina voltará a campo neste domingo, às 16 horas, diante do Auto Esporte no Estádio Amigão, em Campina Grande pela 8ª rodada. O Globo, por sua vez, vai encarar o Coríntians no sábado, às 21h30, no Estádio Marizão, em Caicó, pela 3ª rodada do 1º Turno - Copa Rio Grande do Norte. O Globo lidera com seis pontos e aproveitamento de 100%.Iguais?
O Sport Campina, por sua vez, ostenta média de 1.478 pagantes. Com cinco partidas em casa, o clube paraibano tem público total de 7.392 torcedores. O maior público do Sport Campina é amplamente superior ao apresentado pelo Globo. No embate contra o CSP, o borderô registrou 4.728 pagantes.