São Paulo - A Libertadores 2013 terá nove de seus 23 campeões. O Corinthians, atual vencedor, está no Grupo 5 ao lado de San José-BOL, Millonarios-COL e Tijuana-MEX. Mas nem todos os clubes tiveram esta sorte e alguns terão que enfrentar dois campeões já na segunda fase.
Os Grupos 1 e 4 podem ser considerados Grupos da Morte por receberem dois campeões da Libertadores. Segundo maior vencedor da competição sul-americana, com seis títulos - atrás apenas do Independiente-ARG, dono de sete -, o Boca Juniors ocupa o Grupo 1 e vai enfrentar outro clube copeiro. O Nacional, do Uruguai, já venceu três vezes a Libertadores. Completam o Grupo 1, Barcelona, do Equador, e Toluca, do México.
O bicho-papão do Grupo 4 é o Peñarol. O clube uruguaio já contabiliza cinco voltas olímpicas na competição. Além de Emelec, do Equador, e Deportes Iquique, do Chile, o Peñarol ficará frente a frente com o Vélez Sarsfield, da Argentina, campeão em 1994. Além de todos estes vencedores há ainda o Olímpia, do Paraguai, que detém três títulos.Dos clubes brasileiros, apenas Atlético Mineiro e Fluminense ainda não triunfaram na Libertadores. O Palmeiras festejou uma vez, enquanto o Grêmio é bicampeão. O maior vencedor é o São Paulo, com três títulos. Os tricolores gaúcho e paulista tiveram que passar pela primeira fase antes de adentrarem a fase de grupos. Se o Grêmio vai pegar o Fluminense, o São Paulo enfrentará o Atlético Mineiro.
Campeões!
No geral, o Independiente-ARG soma sete títulos, um a mais que o Boca Juniors-ARG. Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Em relação aos títulos por países, o Brasil chegou a 16 com a conquista do Corinthians em 2012. Mas a Argentina segue soberana na frente, com 22. O Uruguai soma oito títulos, contra três do Paraguai e dois da Colômbia. Equador e Chile têm um cada.
Confira os grupos da 2ª fase da Libertadores:
GRUPO 1
Barcelona-EQU
Nacional-URU (3 títulos)
Boca Juniors-ARG (6 títulos)
Toluca-MEX
GRUPO 2
Sporting Cristal-PER
Libertad-PAR
Palmeiras (1 título)
Tigre-ARG
GRUPO 3
Arsenal-ARG
The Strongest-BOL
Atlético Mineiro
São Paulo (3 títulos)
GRUPO 4
Vélez Sarsfield-ARG (1 título)
Peñarol-URU (5 títulos)
Emelec-EQU
Deportes Iquique-CHI
GRUPO 5
Corinthians (1 título)
San José-BOL
Millonarios-COL
Tijuana-MEX
GRUPO 6
Independiente Santa Fé-COL
Cerro Porteño-PAR
Real Garcilaso-PER
Tolima-COL
GRUPO 7
Deportivo Lara-VEN
Universidad Chile-CHI
Newell's Old Boys-ARG
Olimpia-PAR (3 títulos)
GRUPO 8
Fluminense
Huachipato-CHI
Caracas-VEN
Grêmio (2 títulos)