Rio Grande do Sul - Modernizado, o Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, foi reinaugurado, na noite deste sábado, com o embate entre Internacional e Caxias pela 8ª rodada do Campeonato Gaúcho- goleada colorada por 4 a 0. Coube ao lateral-esquerdo Fabrício anotar o primeiro gol do novo Beira-Rio. O estádio de Porto Alegre foi o segundo a ser inaugurado em 2014. A Arena das Dunas, em janeiro, foi o primeiro.
O tento de Fabrício dos Santos Silva, de 27 anos e natural de São Paulo, aconteceu aos 21 minutos do 1º Tempo. O lateral recebeu cruzamento de Aránguiz e cabeceou no canto esquerdo do goleiro do Caxias, Douglas, para estufar as redes. Fabrício entra para a história do Internacional e do Beira-Rio, assim como Claudiomiro.O Estádio José Pinheiro Borda, também conhecido como Gigante da Beira-Rio, foi inaugurado em 6 de abril de 1969 com a vitória do Inter sobre o Benfica, de Portugal, por 2 a 1. De acordo com o site oficial do Colorado, Claudiomiro - aos 24 minutos do 1º tempo - marcou de cabeça o primeiro gol do Beira-Rio.
Nos últimos dias, surgiu a possibilidade do estádio gaúcho ficar de fora da Copa do Mundo. A FIFA, porém, ainda não se manifestou. A queda de braço entre o clube brasileiro e a entidade maior do futebol é em relação as estruturas temporárias. Nenhum dos dois lados que arcar com os gastos de, pelo menos, R$ 30 milhões.
Início!
O primeiro predestinado foi o meio-campista Kléberson. Aos 33 anos e respaldado pelo pentacampeonato mundial com a Seleção Brasileira, ele marcou o gol inaugural do Castelão, em Fortaleza. Na reabertura do estádio, em 27 de janeiro, o Bahia triunfou sobre o Ceará (1 a 0) pela Copa do Nordeste. Kléberson anotou seu gol aos 32 minutos do primeiro tempo após rebote do goleiro Fernando Henrique. Mas o Castelão foi aberto com outra partida. O problema é que Fortaleza e Sport não saíram do zero.
Mineirão!
Em 3 de fevereiro de 2013, o Mineirão, em Belo Horizonte, foi reaberto com o triunfo do Cruzeiro, por 2 a 1, sobre o rival Atlético Mineiro. O garoto Anselmo Ramon, de apenas 24 anos, até comemorou o tento, mas o árbitro Cleisson Veloso Pereira deu gol contra de Marcos Rocha aos 22 minutos da primeira etapa. O juizão entendeu que foi o jogador do Atlético quem desviou a bola em cruzamento de Leandro Guerreiro.
Fonte Nova!
A Arena Fonte Nova não teve problemas com gols. O Vitória meteu 5 a 1 no rival Bahia em 7 de abril de 2013. Renato Cajá, com 28 anos, foi o protagonista do novo estádio baiano ao balançar as redes aos 41 minutos da primeira etapa. O meia, que rodou por inúmeros clubes, marcou o primeiro gol da recauchutada Arena Fonte Nova em cobrança de pênalti.
Maracanã!
Mané Garrincha!
Já o Mané Garrincha foi reinaugurado em 18 de maio de 2013. O Brasiliense venceu o Brasília, por 3 a 0, e sagrou-se campeão estadual pela oitava vez. O autor do primeiro gol do novo estádio atende pelo nome de Bocão. Jonathan Ferreira da Silva, de apenas 20 anos, foi um dos destaques da partida. Aos 4 minutos da segunda etapa, o lateral tabelou com Gizo e bateu forte para o fundo das redes.
Arena Pernambuco!
Arena das Dunas!
No estádio potiguar, coube ao xerifão Adalberto, do América de Natal, anotar - aos 26 minutos do 2º Tempo - o primeiro tento da Arena das Dunas em 27 de janeiro de 2014. O Mecão venceu o Confiança, por 2 a 0, pela 3ª rodada da Copa do Nordeste.
Até a Copa do Mundo 2014 ainda serão inaugurados a Arena Corinthians (65.000 lugares), a Arena Pantanal (42.968 lugares), a Arena Amazônia (42.377 lugares) e a Arena da Baixada (41.000 lugares).
Confira os autores do primeiro gol das Arenas da Copa do Mundo 2014:
Kléberson (Castelão)
Marcos Rocha - contra - (Mineirão)
Renato Cajá (Arena Fonte Nova)
Washington (Maracanã)
Bocão (Mané Garrincha)
Luiz Eduardo - contra - (Arena Pernambuco)
Adalberto (Arena das Dunas)
Fabrício (Beira-Rio)