Mato Grosso - O Mato Grosso foi o terceiro clube rebaixado no Campeonato Mato-grossense. O Estadual do Centro-Oeste, antes mesmo do seu início, já havia definido as quedas de Sorriso e Vila Aurora. Ambos os clubes alegaram dificuldade financeira e desistiram da competição. Restou ao Mato Grosso cair em campo três anos após o acesso.
Se hoje o Gavião atende pelo nome de Mato Grosso Esporte Clube, o clube foi criado em 1º de agosto de 1948 sob a batuta de Palmeiras Esporte Clube. A mudança do nome aconteceu justamente após o acesso de 2011. No Campeonato Mato-grossense de 2012, o Mato Grosso terminou na 7ª colocação.
Mas seu desempenho melhorou consideravelmente no ano passado, quando se classificou para o mata-mata com a segunda melhor campanha. Na semifinal, porém, o Mato Grosso foi eliminado pelo Cuiabá. Já em 2014, o time da capital não deu chances para seu torcedor acreditar. Desde o início, o Mato Grosso deu mostras que se juntaria a Sorriso e Vila Aurora.Após sete jogos, o Mato Grosso somou apenas um ponto, marcou três gols e levou 14. Na última rodada, o Gavião cumprirá tabela diante do CEOV, fora de casa. Restará ao Mato Grosso repetir a façanha de 2008, quando foi campeão da 2ª Divisão ou até mesmo de 2011, quando ficou com o vice, mas conquistou o acesso.
Se os rebaixamentos foram definidos, os classificados também estão confirmados no Campeonato Mato-grossense. No Grupo A não havia surpresa. Todos os clubes entraram classificados. Resta definir apenas a posição de Rondonópolis, União, Cuiabá e Cacerense. No Grupo B, Luverdense, Mixto, CEOV e Sinop carimbaram o passaporte.Quedas!
A série de rebaixamentos começou ainda em 2013 com as quedas de Time Negra e Tuna Luso no Campeonato Paraense. No Nordeste, a Bahia rebaixou Botafogo e Juazeiro, enquanto o ASSU caiu no Rio Grande do Norte e Tiradentes e Crato amargaram o descenso no Ceará. Já Aracruz e Olímpico desistiram de disputar, respectivamente, o Capixaba e o Sergipano e também foram degolados.
Confira os rebaixados pelos Estaduais 2014:
Baiano (Juazeiro e Botafogo)
Capixaba (Aracruz)
Cearense (Tiradentes e Crato)
Mato-grossense (Mato Grosso, Sorriso e Vila Aurora)
Paraense (Time Negra e Tuna Luso)
Potiguar (ASSU)
Sergipano (Olímpico)