Ceará - Prestes a completar 81 anos de história (fará aniversário em 5 de maio), o tradicional Ferroviário amargou, na tarde deste domingo, o rebaixamento à Série B do Campeonato Cearense com uma rodada de antecedência. Precisando de um milagre, o Ferrão não suportou a pressão e foi degolado com a derrota para o Quixadá, por 1 a 0, fora de casa.
Esta é a primeira vez, de fato, que o Tricolor amarga o descenso. Em 2012, o Ferroviário também foi rebaixado em campo, mas naquela oportunidade, o clube conseguiu escapar da degola. O Cratéus foi punido com a perda de 13 pontos por escalar três jogadores de forma irregular e salvou o Ferrão do vexame.
O Ferroviário goleou o Crato, por 7 a 2. Mas o sonho logo virou pesadelo. A queda do Ferrão começou na 9ª rodada e, três jogos depois, o clube estava na zona de rebaixamento. Nem a experiência do atacante Iarley ajudou e o rebaixamento foi concretizado na 18ª e última rodada.
Fundado em 9 de maio de 1933, o Ferroviário Atlético Clube chegou à elite do Campeonato Cearense em 1938, após conquistar o vice-campeonato na temporada anterior. Na Série A do Estadual, o Ferrão foi campeão nove vezes (1945, 1950, 1952, 1968, 1970, 1979, 1988, 1994 e 1995). Mas a última grande campanha do clube aconteceu em 2009, quando o time terminou na 3ª colocação.
O Ferroviário se junta a Crato e Tiradentes que já haviam caído e deixa uma apaixonada torcida em prantos. O Ferrão é o responsável pela 2ª melhor média de público pagante do Campeonato Cearense (2.197). O Tricolor só perde para o Fortaleza (4.926).
Quedas!
A série de rebaixamentos começou ainda em 2013 com as quedas de Time Negra e Tuna Luso no Campeonato Paraense. No Nordeste, a Bahia rebaixou Botafogo e Juazeiro, enquanto o ASSU caiu no Rio Grande do Norte e Tiradentes e Crato amargaram o descenso no Ceará. Já Aracruz e Olímpico desistiram de disputar, respectivamente, o Capixaba e o Sergipano e também foram degolados.
O mesmo aconteceu com Sorriso e Vila Aurora que alegaram dificuldade financeira e desistiram do Campeonato Mato-grossense. Em campo, o Mato Grosso completou a lista de rebaixados no Estadual do Centro-Oeste. O clube, que foi fundado com nome de Palmeiras, amargou a lanterna do Grupo B.
Confira os clubes rebaixados nos Estaduais 2014:
Baiano (Juazeiro e Botafogo)
Capixaba (Aracruz)
Cearense (Ferroviário, Tiradentes e Crato)
Mato-grossense (Mato Grosso, Sorriso e Vila Aurora)
Paraense (Time Negra e Tuna Luso)
Potiguar (ASSU)
Sergipano (Olímpico)