Portal Eventos
Mato-grossense 1ª Divisão
Em 23 de fevereiro de 2014 às 10:13

Isso é Estadual! Lanterna, sem vitória e sem gol, mas classificado para o mata-mata

Clubes entraram no Mato-grossense já classificados, faltando definir apenas as posições na classificação

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Mato Grosso - Responda rápido, torcedor-internauta: um clube que não venceu, não marcou gols, amarga a lanterna do seu grupo e ostenta aproveitamento de apenas 5,6% estaria rebaixado ou classificado? Errou quem optou pela segunda opção! Os Campeonatos Estaduais nos proporcionam este tipo de curiosidade vista no Mato-grossense.

O Cacerense somou apenas um ponto em seis jogos e, mesmo assim, disputará as quartas-de-final. O clube de Cáceres está classificado e enfrentará o Luverdense, líder do Grupo B. Pode parecer estranho e é, mas ainda assim há uma explicação.

O Grupo A do Campeonato Mato-grossense deveria contar com cinco clubes, sendo que o lanterna seria rebaixado. Mas antes da bola rolar, o Vila Aurora - por motivos financeiros - desistiu de participar da competição e foi rebaixado no Mato-grossense. Desta forma, os quatro clubes que restaram no grupo, entraram no Estadual já classificados - faltando apenas definir a posição na classificação.

Mesmo assim a situação é surreal. O Cacerense não marcou nenhum gol e levou nove. O único ponto conquistado pela Fera da Fronteira, como o clube é conhecido por seus torcedores, foi diante do Cuiabá, atual campeão estadual. Cacerense e Cuiabá empataram sem gols.

No Grupo B, por muito pouco, a situação não se repetiu. Antes do início do Estadual, o Sorriso desistiu de entrar em campo e também foi rebaixado. Mas no Grupo B seriam seis clubes e, como a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) determinou três quedas, o lanterna do grupo foi degolado. Na oportunidade, caiu o Mato Grosso.

Agora, os oito clubes classificados se enfrentarão no mata-mata. Durante as quartas-de-final, semifinal e final, com jogos de ida e volta, em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

Inacreditável!

Há outro item curioso nesta história grotesca. O Cacerense, apesar da campanha, ostenta a terceira melhor média de público pagante no Campeonato Mato-grosense. Em três jogos como mandante, o Cacerense tem média de 733 pagantes. Sem falar que o clube de Cáceres ainda está no Top 3 dos maiores públicos do Estadual. No embate contra o Rondonópolis, o Cacerense colocou 993 torcedores no estádio.