Portal Eventos
Copa do Mundo Masculino
Em 27 de fevereiro de 2014 às 04:20

Sr. Goool inicia série que desvendará a quilometragem das seleções na Copa 2014

CT das seleções serviu como a origem e a cidade dos estádios é o ponto de chegada

da Redação -

São Paulo - O Sr. Goool, ao longo dos próximos oito dias, revelará as distâncias que cada seleção percorrerá durante a Copa do Mundo no Brasil. As matérias serão separadas por grupos. As distâncias foram calculadas através do site Distância entre Cidades (http://www.distanciaentreascidades.com.br). O CT das seleções serviu como a origem e a cidade dos estádios é o ponto de chegada.

A Seleção Brasileira, por exemplo, ficará em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Ao longo dos três primeiros jogos da Primeira Fase, o time do técnico Luiz Felipe Scolari vai viajar por 3.441 km. A maior distância será para Fortaleza (2.136 km). O início da caminhada do Brasil na Copa, porém, será perto, em São Paulo (400 km). Já o trajeto até Brasília será de 905 km.

 Felipão e Parreira já fizeram o planejamento da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo!
Mas foi a Seleção Belga que se deu melhor entre as 32 seleções. A Bélgica percorrerá apenas 821 km. Com sede em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, os belgas farão seu maior percurso até Belo Horizonte (462 km). A Bélgica ainda atuará no Rio de Janeiro (313 km) e fechará a Primeira Fase em São Paulo (46 km).

A Seleção Norte-americana, por outro lado, terá o maior desgaste do Mundial. Mesmo ficando em São Paulo, os EUA viajarão 7.147 km. A Seleção dos EUA visitará Natal (2.327 km), Manaus (2.692 km) - sua maior distância - e São Lourenço da Mata, em Pernambuco (2.128 km).

Outro caso interessante que vocês, torcedores-internautas, poderão notar é da Espanha, atual campeã da Copa do Mundo. Os espanhóis serão os únicos a jogar na mesma cidade que adotaram como sede. A Espanha ficará em Curitiba e fechará sua participação na Arena da Baixada.

Neste caso, o Sr. Goool calculou a distância do CT do Caju até a Arena da Baixada (16 km). A Seleção Espanhola ainda viajará até o Rio de Janeiro (675 km) e passará por Salvador (1.789 km). Ao todo, a Espanha percorrerá 2.480 km.

O Mundial 2014 terá cinco seleções da África (Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia), seis da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai), quatro da CONCACAF (EUA, Costa Rica, Honduras e México), 13 da Europa (Itália, Holanda, Alemanha, Suíça, Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Espanha, Inglaterra, Rússia, Grécia, Croácia, Portugal e França) e quatro da Ásia (Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália - é da Oceania, mas disputa as Eliminatórias Asiáticas).

Completo!
A Copa do Mundo terá, pela 9ª vez, todos os campeões mundiais em uma mesma edição. Em 2014, o Brasil - maior vencedor do torneio - receberá, Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha. Essas oito seleções, ao menos uma vez, já venceram a Copa do Mundo.

Campeões!

A Seleção Brasileira é a maior vencedora da Copa do Mundo com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Com uma conquista a menos aparece a Seleção Italiana (1934, 1938, 1982 e 2006). Já a Alemanha ostenta três títulos (1954, 1974 e 1990). Argentinos (1978 e 1986) e uruguaios (1930 e 1950) venceram o Mundial em duas oportunidades cada. Enquanto isso, a Seleção Espanhola - atual campeã - puxa a fila das seleções com um título que ainda tem França (1998) e Inglaterra (1966).

Retornos!
Das 32 seleções que estiveram na última Copa do Mundo na África do Sul, apenas oito não estarão no Brasil. A África é uma delas, assim como Paraguai, Coreia do Norte, Nova Zelândia, Eslovênia, Dinamarca, Eslováquia e Sérvia. Enquanto isso, dez das 13 seleções que estiveram na Copa de 1950 no Brasil voltarão ao país. Suécia, Paraguai e Bolívia serão as ausências. Brasil, país-sede, Espanha, Suíça, Itália, Inglaterra, Chile, EUA, México, Uruguai e Croácia que, em 1950, esteve sob a batuta da Iugoslávia, estarão em solo brasileiro.

Regulamento:
Divididas em oito grupos com quatro países cada, as Seleções enfrentarão os rivais do próprio grupo. As duas melhores de cada grupo se classificarão para as oitavas-de-final. No mata-mata até a grande decisão, em caso de empate, terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.