São Paulo - A velha máxima do futebol diz que vencer em casa é obrigação. Mas a cartilha baiana, brasiliense, carioca e sul-mato-grossense não é seguida a risca. Nestes quatro Estaduais, os clubes visitantes têm mais gols do que os mandantes.
Todos os cenários são apertados, mas mesmo assim chega a ser surpreendente, uma vez que na maioria dos campeonatos, os donos da casa dão as cartas. O Campeonato Baiano, por exemplo, soma 19 gols, sendo dez dos visitantes e "apenas" nove dos mandantes.No Distrito Federal, a vantagem aumenta em um tento. Os "intrusos" já balançaram as redes em 17 oportunidades, enquanto os donos da casa fizeram 15 gols. De um em um, o Estadual do Rio de Janeiro aumenta a margem para três gols. Se os visitantes comemoraram 46 gols, os mandantes anotaram 43 tentos.
Mas a maior diferença está no Mato Grosso do Sul. Lá os visitantes fazem o que querem na casa dos outros. Dos 58 gols anotados no Estadual, 32 foram dos visitantes, enquanto os mandantes balançaram as redes em 26 oportunidades. O Sr. Goool só levou em consideração os Estaduais com, ao menos, duas rodadas.