Portal Eventos
Catarinense Série A
Em 04 de março de 2014 às 15:05

Quadrangular poderá acabar com longo jejum de três clubes no Catarinense

Dos quatro clubes que seguem na disputa, apenas o Criciúma - atual campeão - está tranquilo

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Santa Catarina - Metropolitano, Joinville e Figueirense não veem a hora de começar o Quadrangular do Campeonato Catarinense, marcado para esta quarta-feira. O trio quer encerrar o mais rápido possível o jejum de títulos. Dos quatro clubes que seguem na disputa, apenas o Criciúma - atual campeão - está tranquilo.

Grande surpresa da Primeira Fase, o Metropolitano garantiu presença no Quadrangular com direito a liderança e aproveitamento de 66,7%. O clube de Blumenau tem apenas 12 anos (fundado em 22 de janeiro de 2002) e busca sua primeira final. O Verdão, que iniciará sua caminhada diante do Joinville, fora de casa, sonha com a primeira volta olímpica.

 Líder da Primeira Fase, Metropolitano também quer surpreender no Quadrangular para fazer história!
A missão do Metro, porém, não será nada fácil. O Joinville também está na seca. Dono de 12 títulos no Campeonato Catarinense, o JEC não faz a alegria da sua torcida desde 2001, quando superou o Criciúma. Naquela oportunidade, o Tricolor ainda se sagrou bicampeão, uma vez que já havia derrotado o Marcílio Dias no ano anterior. De lá para cá, o Joinville teve que se contentar com os vices de 2006 e 2010.

Já a seca do Figueirense é datada de 2008. Segundo maior campeão do Estado (15), o Figueira venceu o Criciúma há seis anos e depois não faturou mais o título. O mais próximo que o clube de Florianópolis chegou foi o vice-campeonato em 2012, quando perdeu para o Avaí. A estreia do Figueira no Quadrangular será diante do Criciúma.

Atual campeão e dono de dez títulos, o Tigre sonha com o genuíno bicampeonato - fato que não acontece desde 1991. Naquela oportunidade, o Criciúma foi tricampeão (1989, 1990 e 1991). O último bicampeão no Estadual foi o Avaí em 2009 e 2010.

Regulamento:

No Quadrangular, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados farão a final do Estadual. Em caso de igualdade de pontos, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols. Se ainda assim a decisão seguir empatada, o campeão será o clube que atuou a segunda partida como mandante.

No Hexagonal, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Aquele que somar o maior número de pontos será declarado campeão da Taça Santa Catarina. Os dois últimos colocados, por outro lado, serão rebaixados para a Série B.

O campeão e o vice-campeão do Campeonato Catarinense estarão na Copa do Brasil em 2015, assim como o vencedor da Taça Santa Catarina.