Portal Eventos
Gaúcho 1ª Divisão
Em 12 de março de 2014 às 20:54

Pelotas é rebaixado no Gauchão e lista dos Estaduais chega a 22 quedas

Na elite desde 2010, o Pelotas se junta ao Passo Fundo que já havia caído

da Redação -

Rio Grande do Sul - Derrotado em plena Boca do Lobo pelo Caxias (3 a 0), o Pelotas foi rebaixado, na noite desta quarta-feira, à 2ª divisão do Campeonato Gaúcho. Na elite desde 2010, o Pelotas se junta ao Passo Fundo que já havia caído. O Passo Fundo, porém, ainda luta na Justiça para se manter na 1ª divisão. O clube foi punido com a perda de oito pontos por ter escalado - de forma irregular - o meia Paulo Josué.

Apesar do bom início de temporada - foi campeão da Supercopa Gaúcha -, o Pelotas deu sinais de fraqueza no Estadual. Tanto é verdade que o Lobo amarga a lanterna do Grupo B com apenas oito pontos em 14 jogos. Até aqui, foram apenas duas vitórias (uma em casa e uma fora), dois empates como mandante e dez derrotas (cinco em casa e cinco fora).

Até na classificação geral, que determinou a queda, o Pelotas - bicampeão gaúcho (1911 e 1930) - é o último colocado. Agora, resta apenas uma vaga no rebaixamento. São Luiz, com dez pontos, e Esportivo, com 13, lutarão contra o descenso na última rodada que acontecerá no próximo final de semana. Até agora, 22 clubes já foram rebaixados pelos Campeonatos Estaduais 2014.

Nas arquibancadas, pelo menos, a torcida fez sua parte. O Pelotas - sem contar o jogo desta quarta-feira - ostenta a 5ª melhor média de público com 2.265 pagantes. Em seis jogos como mandante, o total foi de 13.589 torcedores.

Adeus!
Daqueles Estaduais que já colocaram a bola para rolar, Piauiense e Rondoniense não terão rebaixamento. Acre, Amapá e Roraima ainda não iniciaram suas competições em 2014.

Já Aracruz e Olímpico desistiram de disputar, respectivamente, o Capixaba e o Sergipano e foram degolados. O mesmo aconteceu com Sorriso e Vila Aurora que alegaram dificuldade financeira e desistiram do Campeonato Mato-grossense.

Confira os clubes rebaixados nos Estaduais 2014:

Baiano (Juazeiro e Botafogo)

Brasiliense (Legião)

Capixaba (Aracruz)

Cearense (Ferroviário, Tiradentes e Crato)

Gaúcho (Passo Fundo e Pelotas)

Mato-grossense (Mato Grosso, Sorriso e Vila Aurora)

Paraense (Time Negra e Tuna Luso)

Paraibano (Sport Campina)

Paulista (Paulista)

Potiguar (ASSU)

Sergipano (Olímpico)

Sul-mato-grossense (Maracaju, Aquidauanense, Itaporã e URSO)