Rio de Janeiro - A Copa do Mundo de 1950 contou com seis sedes. Entre os estádios daquela época, apenas o Maracanã, no Rio de Janeiro, voltará a receber o Mundial em 2014. São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraná estarão novamente na Copa, mas com outros estádios.
Em 50, a Seleção Brasileira jogou apenas no Maraca e no Pacaembu, estádio que representou o Estado de São Paulo. Neste ano, porém, os paulistas apostam no Estádio do Corinthians que está prestes a ser inaugurado e é uma das novidades para a Copa do Mundo. O palco, aliás, servirá para a abertura do torneio no duelo entre Brasil e Croácia.
Outro Estado que preferiu construir uma nova casa foi Pernambuco. No primeiro Mundial que o Brasil sediou, o estádio pernambucano foi a Ilha do Retiro, em Recife. Mas agora, o Estado construiu a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Já mineiros, gaúchos e paranaenses apenas trocaram de casa.Minas Gerais, em 1950, cedeu o Estádio Independência para a Copa do Mundo. Agora, o remodelado Mineirão servirá de base para o Mundial. A troca no Paraná foi entre o Durival de Britto para a Arena da Baixada. O estádio do Atlético Paranaense ainda está em reformas. Por fim, o Rio Grande do Sul utilizará o Beira-Rio ao invés dos Eucaliptos que recebeu duas partidas em 1950.
Em 2014, além dos estádios já citados, a Copa do Mundo ainda contará com a Arena das Dunas, em Natal, Arena da Amazônia, em Manaus, Castelão, em Fortaleza, Mané Garrincha, em Brasília, Arena Fonte Nova, em Salvador, e Arena Pantanal, em Cuiabá. Além do estádio paulista, a Seleção Brasileira - ao longo da fase de grupos - atuará em Fortaleza e em Brasília.
O Mundial 2014 terá cinco seleções da África (Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia), seis da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai), quatro da CONCACAF (EUA, Costa Rica, Honduras e México), 13 da Europa (Itália, Holanda, Alemanha, Suíça, Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Espanha, Inglaterra, Rússia, Grécia, Croácia, Portugal e França) e quatro da Ásia (Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália - é da Oceania, mas disputa as Eliminatórias Asiáticas).Completo!
Campeões!
A Seleção Brasileira é a maior vencedora da Copa do Mundo com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Com uma conquista a menos aparece a Seleção Italiana (1934, 1938, 1982 e 2006). Já a Alemanha ostenta três títulos (1954, 1974 e 1990). Argentinos (1978 e 1986) e uruguaios (1930 e 1950) venceram o Mundial em duas oportunidades cada. Enquanto isso, a Seleção Espanhola - atual campeã - puxa a fila das seleções com um título que ainda tem França (1998) e Inglaterra (1966).
Retornos!
Das 32 seleções que estiveram na última Copa do Mundo na África do Sul, apenas oito não estarão no Brasil. A África é uma delas, assim como Paraguai, Coreia do Norte, Nova Zelândia, Eslovênia, Dinamarca, Eslováquia e Sérvia. Enquanto isso, dez das 13 seleções que estiveram na Copa de 1950 no Brasil voltarão ao país. Suécia, Paraguai e Bolívia serão as ausências. Brasil, país-sede, Espanha, Suíça, Itália, Inglaterra, Chile, EUA, México, Uruguai e Croácia que, em 1950, esteve sob a batuta da Iugoslávia, estarão em solo brasileiro.
Regulamento:
Divididas em oito grupos com quatro países cada, as Seleções enfrentarão os rivais do próprio grupo. As duas melhores de cada grupo se classificarão para as oitavas-de-final. No mata-mata até a grande decisão, em caso de empate, terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.