Acre - O Campeonato Acreano, que terá início neste domingo, é amplamente dominado pelos clubes da capital. Mas aos poucos, a turma do interior conquista seu espaço. Tanto é verdade que o Plácido de Castro, atual campeão, poderá fazer história na Edição 2014 do Estadual do Acre. Jamais um clube do interior conquistou dois títulos ou foi bicampeão acreano.
Até o título do Plácido de Castro, apenas a ADESG, de Senador Guiomard, já havia ousado peitar os clubes de Rio Branco. A ADESG foi campeã em 2006. Mas em todas as outras oportunidades, a capital levou a melhor. O Rio Branco, por exemplo, é o maior campeão do Estado com 43 títulos. O Estrelão, porém, não fatura o campeonato desde 2012.Já o Juventus foi campeão em 14 oportunidades, sendo a última em 2009. Com 12 títulos há o Independência, na seca desde 1998. Campeão pela última vez em 1991, o Atlético Acreano venceu o Estadual em seis oportunidades. O Vasco, por sua vez, tem três títulos contra dois do América. Grêmio Sampaio, Duque de Caxias, Militar e Ypiranga somam uma conquista cada.
Na Edição 2014 do Acreano, o interior contará com as presenças do Alto Acre, de Epitaciolândia, Náuas, de Cruzeiro do Sul, além do Plácido de Castro. A capital, por sua vez, terá Andirá, Atlético Acreano, Galvez, Rio Branco e Vasco.Regulamento:
Oito clubes brigarão pelo título do Campeonato Acreano. Na Primeira Fase, os oito clubes se enfrentarão em turno e returno. Os quatro primeiros colocados se classificarão para as semifinais. Já o lanterna será rebaixado.
No sistema de mata-mata, em jogos de ida e volta, os semifinalistas brigarão por uma vaga na decisão e os finalistas lutarão pelo título de 2014. Em caso de empate no mata-mata, os critérios serão: melhor saldo de gols, mais gols pró, prorrogação e disputa de pênaltis.