Portal Eventos
Copa do Mundo Masculino
Em 16 de março de 2014 às 05:00

Nada de jogo único! Copa do Mundo de 1950 foi a única que não teve final

Brasil ganhou a queda de braço e definição do campeão saiu após um quadrangular

da Redação -

São Paulo - O Brasil terá mais uma oportunidade para buscar o título da Copa do Mundo em casa. Mas o país verde e amarelo também terá a chance de se redimir por ter organizado a única Copa do Mundo da história sem final. No Mundial de 1950, o campeão foi definido através de um quadrangular.

Naquela época, ao construir o maior estádio do mundo (Maracanã), os brasileiros visaram as arrecadações. O Brasil conseguiu convencer a FIFA a realizar o Mundial com uma fase de grupos e o quadrangular final, consequentemente, com mais jogos e receitas.

Mas este não foi o único charme às avessas da primeira Copa do Mundo no Brasil. Por causa de algumas desistências, a Primeira Fase do Mundial contou com dois grupos com quatro seleções, um com três países e o outro com apenas dois. O Grupo 4 teve só um jogo entre Uruguai e Bolívia.

Os líderes de cada um dos grupos se classificaram para o quadrangular. Além do Uruguai, Brasil, Espanha e Suécia também carimbaram o passaporte. Quis o destino, que o último jogo da última rodada fosse Brasil e Uruguai - justamente as duas seleções que tinham chances de ser campeão.

Por conta disso, muitos acreditam que a Copa de 50 foi decidida em uma final. Na verdade, o título saiu em mais uma partida do quadrangular. O Uruguai somou cinco pontos e o Brasil ficou com quatro. A Suécia, com dois pontos, abocanhou o 3º lugar. O brasileiro Ademir, autor de oito gols, foi o artilheiro do torneio.

A Copa do Mundo no Brasil em 1950 contou com 13 seleções e foi disputada entre 24 de junho e 16 de julho. Foram realizados 22 jogos e anotados 88 gols. Média de quatro tentos por partida.

De volta!
Dez das 13 seleções que estiveram no Brasil na Copa do Mundo de 1950 conseguiram se classificar para o Mundial de 2014. O Uruguai, campeão daquela oportunidade, foi umas das seleções a carimbar o passaporte. Já o Brasil, país-sede, tem lugar cativo no Mundial deste ano.

A Croácia, por sua vez, não esteve no Brasil com esta denominação em 1950. Naquela oportunidade, a Iugoslávia ficou com a 5ª colocação. Mas o país se despedaçou em várias nações, dentre elas a Croácia. Por conta disso, o Sr. Goool considera a Croácia como sendo uma das dez seleções que estiveram no Brasil em 50.

Além do trio, Espanha, Suíça, Itália, Inglaterra, Chile, EUA e México voltarão ao país verde e amarelo. Suécia, Paraguai e Bolívia, por outro lado, são as ausências em 2014. O trio esteve na Copa de 1950.