Maranhão - O Maranhão é o atual campeão do Campeonato Maranhense. Mas o MAC não faz uma boa temporada e poderá sofrer o primeiro rebaixamento estadual de sua história neste domingo. Para não depender de outros resultados, o MAC terá que vencer o Cordino - que briga pela classificação no 2º Turno -, no Estádio Leandrão, em Barra do Corda, às 16 horas.
O rebaixamento no Campeonato Maranhense é através da classificação geral - somatória de pontos dos dois turnos. Lanterna, com apenas um ponto, o Bacabal já foi rebaixado. Maranhão (7), Balsas (7), São José (7) e Araioses (9) lutam contra a outra vaga.A vitória garantirá o MAC na Série A por causa do confronto direto entre São José e Balsas. Até um empate poderá salvar o Maranhão, mas o clube de São Luís teria que torcer por vitória de Balsas ou São José. Em caso de empate neste jogo, o Maranhão estaria rebaixado.
A missão do MAC, porém, não será nada fácil. Para se ter uma ideia, o Maranhão ainda não venceu no 2º Turno. O Bode, como é conhecido por seus torcedores, empatou duas vezes e perdeu outras duas. No 1º Turno, o Maranhão somou cinco pontos.A campanha no geral do MAC é de apenas um triunfo, quatro empates e três derrotas, além de sete gols a favor e oito contra. Aproveitamento de só 29,2%. Situação bem diferente daquela apresentada no ano passado. Na oportunidade, o MAC foi campeão do 2º Turno e depois abocanhou o Estadual.
Com 15 títulos conquistados em 81 anos de história, um vice-campeonato da Série B do Brasileirão (1986) e outro da Copa Norte (2000), o Maranhão tenta evitar seu maior vexame para seguir honrando seu hino: "O teu nome é virtude, é luta, é grandeza, é emoção".