São Paulo - O domingo foi cruel com os clubes pelos Campeonatos Estaduais. Só nesta rodada foram rebaixados seis clubes e a lista chegou a 38 quedas. Entre os clubes que amargaram o descenso há o Oeste, clube da Série B do Brasileirão, e o Duque de Caxias, da Série C. Atual campeão maranhense, o Maranhão também caiu.
Pelas campanhas dos últimos anos, a queda do Oeste é surpresa. Mas pelo atual desempenho, o Rubro-negro fez por merecer retornar à Série A2 Paulista. Derrotado pelo São Bernardo, por 5 a 2, o Oeste amargou a lanterna do Grupo D com apenas 11 pontos e ficou no 18º lugar no geral. O clube de Itápolis estava na elite de São Paulo desde 2009. Em 2011, o Oeste foi campeão do interior e na temporada seguinte, o Oeste foi campeão da Série C e conquistou o acesso à Série B do Brasileirão.O Paulistão também confirmou as quedas de Comercial e Atlético Sorocaba. O Paulista já havia caído. Penúltimo colocado do Grupo A com 11 pontos, o Comercial faz o tradicional e nada agradável bate e volta. O clube de Ribeirão Preto havia subido no ano passado. Por fim, o Atlético Sorocaba, lanterna do Grupo A, obteve o acesso em 2012 e, agora, cai novamente.
No Campeonato Carioca, o facão degolou Audax Rio e Duque de Caxias. Um dos representantes do Rio de Janeiro na Série C, o Duque de Caxias fez a pior campanha do Estadual. Em 15 partidas, o Duque somou apenas nove pontos. Foram apenas duas vitórias, três empates e dez derrotas. O clube fluminense estava na elite desde 2007, mas nunca fez boa campanha. Seu melhor desempenho foi em 2011 quando ficou na modesta 10ª colocação.
Ao lado do Duque de Caxias, o Audax Rio também caiu. O clube estava na elite desde 2012. O Audax Rio somou 12 pontos em 15 jogos. Além do quinteto, o Maranhão também amargou o descenso. Atual campeão e dono de 15 títulos do Maranhense, o MAC foi rebaixado pela primeira vez em sua história. Também pudera! O Maranhão somou apenas uma vitória, quatro empates e quatro derrotas. O Bacabal já havia caído no Estadual.Mais quedas!
Daqueles Estaduais que já colocaram a bola para rolar, Piauiense e Rondoniense não terão rebaixamento. Acre, Amapá e Roraima ainda não iniciaram suas competições em 2014.
Já Aracruz e Olímpico desistiram de disputar, respectivamente, o Capixaba e o Sergipano e foram degolados. O mesmo aconteceu com Sorriso e Vila Aurora que alegaram dificuldade financeira e desistiram do Campeonato Mato-grossense.
Confira os clubes rebaixados nos Estaduais 2014:
Baiano (Juazeiro e Botafogo)
Brasiliense (Legião e Capital)
Capixaba (Aracruz)
Carioca (Audax Rio e Duque de Caxias)
Cearense (Ferroviário, Tiradentes e Crato)
Gaúcho (Passo Fundo, São Luiz e Pelotas)
Goiano (Vila Nova e Anápolis)
Maranhense (Maranhão e Bacabal)
Mato-grossense (Mato Grosso, Sorriso e Vila Aurora)
Mineiro (Nacional e Minas)
Paraense (Time Negra e Tuna Luso)
Paraibano (Queimadense e Sport Campina)
Paulista (Comercial, Oeste, Atlético Sorocaba e Paulista)
Pernambucano (Vitória e Chã Grande)
Potiguar (ASSU)
Sergipano (Olímpico)
Sul-mato-grossense (Maracaju, Aquidauanense, Itaporã e URSO)