Rondônia - O Genus, em partida remarcada pela 2ª rodada do Campeonato Rondoniense, venceu o Rolim de Moura, por 2 a 1, fora de casa, no último sábado. Aparentemente, vitória normal. Mas não é bem assim quando se trata da Edição 2014 do Estadual de Rondônia. Indiretamente, parece ser "proibido" vencer como visitante.
O triunfo do Genus foi apenas o segundo de clubes visitantes ao longo das 19 partidas do Estadual. Ainda aconteceram 15 vitórias dos mandantes e dois empates. A outra vitória de visitante foi conquistada pelo mesmo Genus. Na 4ª rodada, o clube bateu o União Cacoalense, em Cacoal, pelos mesmos 2 a 1.O Genus ainda tem outra história curiosa. O clube não disputou sequer uma partida como mandante. O primeiro jogo em casa será feito apenas a partir da próxima rodada. Mas pelo menos, o Genus tem algo que nem os clubes da zona de classificação conseguiram.O Ariquemes, por exemplo, venceu quatro vezes em casa. O Vilhena também não triunfou longe da torcida. Suas vitórias são como mandante. O mesmo acontece com Pimentense e União Cacoalense, os outros clubes que estariam classificados para as semifinais.
Não por acaso, o placar mais repetido no Estadual de Rondônia é a vitória, por 1 a 0, dos mandantes - presente em cinco partidas. O triunfo dos donos da casa, por 2 a 0, ocupam a vice-liderança com três jogos.
Até aqui, foram marcados 57 gols, sendo 42 dos mandantes e apenas 15 dos visitantes. Média de três tentos por partida. O União Cacoalense, com 13 gols, tem o melhor ataque, enquanto o Ji-Paraná, com apenas três, amarga a lanterna no quesito.